Título: Lula: ''Governo não esconde sujeira''
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 24/06/2005, País, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ontem ao pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para, durante 10 minutos, dar à população a versão oficial sobre a série de denúncias que vem cercando o Palácio do Planalto e já derrubou José Dirceu da Casa Civil. Abandonou a posição de confronto que assumiu no discurso da última terça-feira, quando atribuiu a crise política a uma tática da oposição com vistas às eleições de 2006, e manteve a ênfase nas realizações do governo no combate à corrupção. - Esse é um governo que não tem jogado a sujeira pra debaixo do tapete. E garanto a vocês, que enquanto eu for o presidente do Brasil, todos os órgãos do governo, os ministérios, a polícia federal, todas as nossas instituições democráticas estarão, sempre, cada uma em sua área, empenhadas em examinar as denúncias, investigar, e se necessário for, punir exemplarmente - afirmou Lula, citando as ações da Controladoria- Geral da União (CGU) e da Polícia Federal como exemplo do empenho do governo em dar transparência a sua gestão.

A idéia do pronunciamento foi deixar claro para a opinião pública que o governo nada tem a ver com as denúncias de corrupção envolvendo o partido de Lula, o PT. A decisão de amenizar o tom do discurso foi tomada na quarta-feira, em reunião com o publicitário Duda Mendonça e com os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e Luiz Gushiken da Secretaria de Comunicação de Governo).

O presidente vendeu a idéia de que é falsa a impressão de aumento na corrupção. O que teria aumentado, segundo Lula, foi o combate à criminalidade e a profundidade das investigações pela Justiça, dando visibilidade ao problema. Também mostrou uma atitude conciliadora em relação ao Congresso, elogiando a atuação de parlamentares na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades nos Correios. Evitou fazer, entretanto, referência direta ao escândalo, nem às denúncias sobre o esquema de compra de votos de parlamentares conhecido como ''mensalão''.

- Uma investigação profunda, como a que está sendo feita pela Polícia Federal, e agora reforçada pela CPI, logo, logo, para o bem do Brasil, saberá separar o joio do trigo, o bem do mal, a verdade da mentira. E garanto a vocês: se houver gente que tenha cometido desvios de conduta, usarei toda a força da lei - disse o presidente, acrescentando ''ter certeza'' que o Congresso saberá apurar as denúncias sem paralisar a votação de projetos de interesse do país.

Lula também destacou os fatos positivos da área econômica, como o crescimento da geração de empregos e o bom desempenho do setor exportador, e falou sobre o projeto de transposição das águas do São Francisco, cujo início estaria programado para agosto.