Título: Apreensão recorde de cocaína no DF
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 24/06/2005, Brasília, p. D5

Uma operação conjunta da Polícia Civil apreendeu, na manhã de ontem, 90,2 Kg de cocaína, acondicionados e empacotados, na residência de Flávio Pereira dos Santos, 20 anos, na Colônia Agrícola Samambaia, chácara 46, lote 14, em Taguatinga. A polícia ainda não descobriu a origem da droga, mas suspeita que ela tenha vindo do Mato Grosso. Essa foi a maior apreensão de cocaína do DF e corresponde a quase o dobro do total da substância apreendido durante todo o ano passado. Como cada grama de cocaína é vendido a R$ 10 e nem sempre a substância é comercializada pura, a droga apreendida vale potencialmente mais de R$ 1 milhão e seria distribuída em todo o DF. A investigação começou há três meses, quando a 19ª DP, de Ceilândia, iniciou a busca por traficantes que atuavam na QNN 19. A partir daí, os integrantes da quadrilha foram identificadas e a Justiça emitiu 11 mandados de busca.

Além de Flávio, outras sete pessoas foram presas, ontem, sob a acusação de serem distribuidoras da droga fornecida por ele. Os presos são Josemar Alves Batista, 31 anos, Roberto Barbosa dos Santos, 26 anos, Vanda Carmélia Oliveira de Carvalho, 26 anos, Francisco Raimundo Carvalho de Sousa, 25 anos, Ronald Constantino Cardodo, 26 anos, Cristiane Francisca Neiva, 24 anos e Miguel Arcanjo Ismael da Silva, 26 anos. Com os distribuidores foram encontrados 44 papelotes de cocaína prontos para a comercialização.

A polícia continua procurando outras pessoas que participam da quadrilha, assim como a verdadeira origem da droga. Na operação que começou às 6h de ontem, os policiais da 19ª DP, juntamente com agentes da 17ª DP, 21ª DP, 23ª DP, 24ª DP e Divisão de Operações Especiais (DOE) foram cumprir os mandados judiciais. Além da droga, apreenderam uma balança de precisão, um revólver 38 e uma moto.

Os acusados se recusaram a prestar qualquer informação. Eles serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A pena para tráfico de drogas varia de três a 15 anos e para associação vai de três a dez anos.

Estatísticas - De janeiro a março deste ano foram apreendidos 27,8 Kg de maconha e 7,9 Kg de cocaína e 39 Kg de merla. Durante todo o ano de 2004, só de maconha a polícia encontrou 296,3 Kg. A apreensão de cocaína, no entanto, não ultrapassou os 50 Kg, no ano passado.

A partir de maio, no entanto, a busca pelos grandes traficantes ficou mais acirrada. Em uma única operação, a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes encontrou 300 kg de maconha e na semana seguinte apreendeu mais 44 Kg da droga. O mesmo aconteceu na operação de ontem, a maior apreensão de cocaína do DF.