Título: Vale-tudo por novos soldados
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/06/2005, Internacional, p. A9
WASHINGTON - No momento em que a opinião pública americana está cada dia mais contrária à ação no Irague, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos está jogando pesado para recrutar novos soldados. Uma empresa de marketing contratada pelo governo começou a trabalhar ontem num gigantesco banco de dados com informações pessoais de adolescentes com idades entre 16 e 18 anos que ainda estejam na escola e de todos os alunos universitários. Terminado o trabalho, o governo terá na mão uma ferramenta valiosa para atacar seu ''público-alvo''.
Segundo publicou o jornal Washington Post na edição de ontem, a decisão de contratar a empresa BeNow Inc., com sede no estado Massachusetts, é vista por especialistas como uma manobra para driblar possíveis restrições no direito que o governo tem de coletar e armazenar dados pessoais dos cidadãos americanos.
Especialista em rastrear consumidores em potencial para seus clientes, a BeNow Inc. vai entregar ao Pentágono data de nascimento, raça, média das notas na escola ou faculdade, matérias que cada jovem está estudando, e-mail e o número com o qual todo cidadão americano é identificado, que é o do seguro social. O Pentágono garante que quem não quiser ser procurado pelos recrutadores pode informar a suas escolas, e isso será respeitado.