Título: Superando o medo do mar
Autor: Sheila Machado
Fonte: Jornal do Brasil, 26/06/2005, Internacional, p. A16

Na Índia, o tsunami atingiu, no continente, a costa de Madras e, no meio do Oceano Índico, os remotos arquipélagos de Andaman e Nicobar, matando 10 mil pessoas. Apesar dos extensos danos à propriedade, a maioria das organizações humanitárias concentra seu trabalho em apoio psicológico, para amenizar traumas causados pelo desastre. Um programa da Unicef, com 270 universitários indianos atualmente em férias de verão, ensina os voluntários a reconhecerem sinais de trauma e a usar músicas e jogos para ajudar as crianças a superar o medo. Só na vila de Melamanakudy, mais de 300 pequenos indianos participam do projeto. ¿ Além de terem testemunhado a violência do mar, muitos viram os pais e irmãos serem tragados pela água ¿ explica a voluntária Seetha.

As crianças sob cuidado da Cruz Vermelha desenham suas memórias sobre aquele 26 de dezembro, para externarem sentimentos. E fazem exercícios físicos, como ioga, na praia, junto com os adultos, para readquirir a sensação de segurança.

¿ Foram treinadas 1200 pessoas, entre professores, enfermeiros e representantes do governo, nas habilidades necessárias para prover aconselhamento e apoio psicológico às vítimas ¿ acrescenta Lurma Rackley, sobre o trabalho da Care.

Já a World Vision foca a ajuda no futuro profissional dos sobreviventes. Foram concedidos 670 doações em dinheiro para a reabertura de lojas locais e 565 pessoas fazem atualmente treinamento vocacional. Em Kadiapattinam, 1.500 famílias de pescadores receberam barcos novos, para voltarem a tirar o sustento do mar.