Título: 'A síndrome é uma bomba-relógio'
Autor: Maria Vianna
Fonte: Jornal do Brasil, 25/06/2005, Vida, p. 1

endocrinologista Alfredo Halpern falou ao Vida sobre a síndrome metabólica.

Por que prevenir a síndrome metabólica? A síndrome se caracteriza pela alteração dos níveis de colesterol, triglicerídeos, pressão e glicemia, junto com uma circunferência abdominal maior que 90cm para os homens e 80cm para as mulheres. Quem apresenta os sintomas e não se trata tem grandes chances de sofrer de diabetes tipo 2 na meia-idade. A síndrome é uma bomba-relógio, já que altera todo o metabolismo, enfraquece o pâncreas, dificulta a perda de peso e deixa o corpo totalmente suscetível aos transtornos da diabete.

Qual a importância do peso ideal na prevenção? Antigamente, acreditávamos que o tecido adiposo era algo inerte e que sozinho não alterava o funcionamento do organismo. Hoje, consideramos a gordura como quase um órgão do sistema endócrino, já que ela libera substâncias que prejudicam as funções orgânicas. A gordura visceral (da barriga) inflama os órgãos e deixa o indivíduo mais propenso a problemas cardiovasculares e hipertensão. Quem possui esses sintomas aumenta em 30% suas chances de ter complicações cardiovasculares do que uma pessoa com a saúde normal. A gordura abdominal também atua na forma como nosso corpo absorve e libera energia. Por isso, quando está em excesso, sobrecarrega o pâncreas e causa a resistência à insulina.

É possível reverter a síndrome metabólica? Sim, mas exige esforço, dedicação e um bom acompanhamento médico. Há uma série de remédios que controlam os sintomas individualmente, mas que não promovem melhora significativa na prevenção da diabete. Nos próximos dois anos, entrará no mercado uma nova geração de medicamentos específicos para quem precisa, mas não consegue, perder essa gordura abdominal. Essa perda melhora drasticamente todos os outros sintomas da doença. Mas a pessoa precisa entender que estilo de vida saudável é fundamental para prevenir e controlar qualquer doença.