Título: Remédio de uso contínuo será entregue em casa
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 28/06/2005, Brasília, p. D3
O secretário de Saúde, José Geraldo Maciel garantiu, ontem, que até o fim dessa semana o problema da falta de medicamentos de uso contínuo na rede pública de saúde do DF será solucionado. Segundo ele, a compra foi feita e boa parte dos remédios está no estoque; o restante chega até o fim de semana. Maciel informou que a Secretaria investiu mais de R$ 50 milhões nos últimos três meses na compra de medicamentos. Hoje, o secretário assina contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que fará a entrega de remédios de uso contínuo a domicílio para 65 mil pacientes cadastrados na Secretaria de Saúde.
A novidade começa por Ceilândia, onde 10 mil pessoas serão beneficiadas. O projeto Remédio em Casa só deve começar a funcionar 30 dias após a assinatura do contrato.
-É um passo importante porque evita que os pacientes tenham que gastar com transporte e enfrentar fila todos os meses para buscar o remédio - ressaltou o secretário.
Ao todo, serão entregues nove tipos de medicamentos de uso contínuo a pacientes estáveis que fazem tratamento para hipertensão, diabetes, osteoporose e câncer de mama.
Segundo a diretora de Assuntos Farmacêuticos da Secretaria de Estado da Saúde, Eva Ferraz Fontes, com a entrega em casa dos medicamentos para dois a seis meses de uso, a secretaria terá a garantia de que os pacientes receberão o medicamento e farão a adesão permanente ao tratamento.
- Periodicamente essas pessoas terão seu retorno agendado pelo médico para avaliar as condições saúde e pegar novas prescrições - explica Fontes.
Pelo contrato, os Correios disponibilizarão um local para armazenar os medicamentos e três farmacêuticos da secretaria de saúde supervisionarão todo o processo. Da listagem dos beneficiados até a separação, embalagem e conferência dos remédios.
Para não haver a duplicidade na entrega, a secretaria de saúde deverá manter um banco de dados ligados às unidades de saúdes do DF.