Título: Setor privado reduz dívida
Autor: Sabrina Lorenzi
Fonte: Jornal do Brasil, 28/06/2005, Economia & Negócios, p. A19

As empresas brasileiras reduziram quase à metade a dívida externa, de US$ 115 bilhões para US$ 60 bilhões nos últimos cinco anos. A informação, do secretário do Tesouro, Joaquim Levy, mostra que as companhias brasileiras seguem a tendência mundial ainda mais rapidamente que outros países desenvolvidos. - Isso é um fenômeno mundial, que também ocorre no Brasil, sendo que a nossa dívida vem caindo mais rapidamente - completou o secretário. Paralelamente, a dívida cambial do governo foi reduzida a níveis recordes.

A quebra da dívida das empresas ocorre em um momento em que elas fortalecem seu caixa e optam por reduzir a alavancagem. Condições de crédito mais vantajosas no mercado doméstico também estimulam os brasileiros a trocar passivo em dólares e euros por dívida interna.

- O que tem acontecido é que, por vontade própria, as empresas não renovam a dívida. É muito fácil tomar dinheiro, o mercado está aberto, alguns estão tomando e outros, trocando dívidas de curto prazo por títulos perpétuos - analisou Levy ao explicar os motivos da queda da dívida.

Para ele, tal fenômeno é responsável pelo recuo das taxas de juros no mundo, já que a demanda por crédito está declinante.