Título: Parceria facilitará inclusão digital
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/06/2005, Brasília, p. D4

O uso da Internet em sala de aula poderá se tornar mais presente na rede pública de educação do DF. Ontem, foi fechada uma parceria entre a Secretaria de Educação e o portal Yahoo!Brasil, que qualificará os professores a usaram a internet como fonte de enriquecimento de seus trabalhos. Os docentes passarão o conteúdo aos alunos para incentivá-los a complementar seus estudos com o material disponíveis na Internet. Os trabalhos começam em agosto e, inicialmente, atenderão a 130 escolas. Cerca de 2 mil professores e 66 mil estudantes receberão um manual de busca na Internet. De acordo com o presidente do Yahoo!Brasil, Bruno Fiorentini Júnior, será um guia de uso das ferramentas de busca do ponto de vista educacional.

- A idéia é mostrar ao professor a importância da pesquisa fundamentada. Também queremos estimular a formação do aluno pesquisador - afirmou Fiorentini.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Bemfica, será possível estimular a interatividade entre professores e estudantes de diversos locais.

- Uma pessoa de Brasília pode ter contato com uma do Rio de Janeiro. A troca de informações e experiências pode dar bons resultados - disse a coordenadora.

A secretária de Educação, Vandercy de Camargos, considerou que o projeto Busca Educação pode ser um instrumento para a inclusão digital dos alunos da rede pública. De acordo com ela, 6,25% dos 400 mil estudantes do DF têm acesso à Internet.

- Estamos querendo aumentar acesso dos alunos à Internet. Esse projeto, que não tem custo algum para o GDF, dará uma grande contribuição para um acesso qualidade e monitorado - afirmou a secretária.

Vandercy disse também que há uma grande expectativa de levar o projeto para as bibliotecas escolares e para as 431 salas de leituras das escolas.