Título: PT nacional entra na campanha de Campos
Autor: Roberto Barbosa
Fonte: Jornal do Brasil, 22/10/2004, País, p. A-4
O alto escalão do Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na briga pela Prefeitura de Campos, no Norte Fluminense. Desde quarta-feira, estrelas do PT nacional estão se revezando em visitas à cidade para dar apoio ao candidato do PDT, Carlos Alberto Campista, rival do vice-prefeito Geraldo Pudim (PMDB), candidato de Anthony Garotinho na disputa pela prefeitura. O ministro José Dirceu (Casa Civil) é uma das estrelas esperadas para participar de um dos comícios de Campista nesta última semana de campanha. Na quarta-feira, a ex-ministra Benedita da Silva subiu no palanque do pedetista. A direção do PT também está patrocinando shows, como o do cantor Leonardo, que se apresenta em showmício de Carlos Alberto Campista hoje, no bairro Jardim Carioca, periferia da cidade.
- O partido também deve organizar outros shows, como o de Wanessa Camargo e Chitãozinho e Xororó - contou o representante do Ministério da Educação e Cultura no Rio, William Campos, que também acompanhou Benedita num dos comícios do PDT.
Outros ministros, como o da Educação, Tarso Genro, já estão gravando mensagens para o programa eleitoral de rádio e TV de Campista. Essas mensagens devem ser veiculadas a partir da próxima semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve gravar uma participação no programa do PDT.
Derrotar Garotinho em Campos faz parte de uma estratégia para enfraquecer o grupo do ex-governador tanto na sucessão estadual quanto na corrida presidencial de 2006. Atualmente, Garotinho é um dos maiores críticos do governo petista.
Para reforçar o grupo aliado, o PT despachou para Campos uma equipe de marqueteiros comandada por Hayde Gadelha, o mesmo que cuidou da campanha de Garotinho e Benedita ao governo do Estado em 1998.
O deputado Paulo Feijó (PSDB), terceiro colocado na disputa pela prefeitura, anunciou ontem oficialmente o apoio a Campista. Ao lado do prefeito de Macaé e vice-presidente do diretório regional do PSDB, Silvio Lopes, Feijó organizou um minicomício no pátio do seu escritório político, no Centro do município.
- Campos não tolera mais o estilo político de Garotinho. A cidade precisa se libertar deste modelo, que só prega o ódio e a desunião - disse o deputado Feijó em discurso para cerca de 200 militantes do PDT e PSDB.
A partir de hoje, a governadora Rosinha Matheus transfere o seu gabinete para o prédio da Cedae, no Centro. De lá, só deve sair após a eleição, no domingo, dia 31. Ontem, o ex-governador Anthony Garotinho panfletou e colou cartazes em carros durante caminhadas em diferentes bairros de Campos, onde beijou crianças e conversou com eleitores.