Título: Ibope: Marta e Serra caem
Autor: Wallace Nunes e Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 22/10/2004, País, p. A-6

Pesquisa do Instituto Ibope divulgada ontem revela que os dois candidatos à Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT), oscilaram negativamente em relação ao levantamento anterior, veiculado no dia 11. Segundo a enquete, o tucano, antes com 52%, está com 51% das intenções de voto, enquanto a petista passou de 39% para 37%.

Votos brancos e nulos subiram de 5% para 6% e os que não sabem ou não opinaram também somam 6% - na pesquisa Ibope anterior eram 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 deste mês.

No primeiro turno, o candidato do PSDB recebeu 43,56% dos votos válidos, enquanto a petista foi a opção de 35,82% dos eleitores paulistanos.

A Advocacia-Geral da União informou ontem à noite que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral contra a decisão do Tribunal Regional de São Paulo que, por cinco votos a um, manteve a sentença do juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo condenando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pagar multa de R$ 50 mil, por ter feito discurso a favor da reeleição da prefeita Marta Suplicy (PT), em 18 de setembro, durante inauguração das obras de extensão da Avenida Radial Leste.

A AGU vai insistir, no TSE, na tese de que o presidente da República exerceu o seu direito de ''livre expressão do pensamento'', assegurado pela Constituição, depois de ter pronunciado o discurso oficial no curso da solenidade, à qual não estava presente a candidata à Prefeitura de São Paulo.