Título: Shopping registra entrada de Valério e assessores
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/07/2005, País, p. A5

Chefe de gabinete de Janene esteve no endereço indicado por Jefferson no ano passado

Folhapress um contato com o parlamentar, mas ele também não foi encontrado.

BRASÍLIA - Pelo menos dois assessores de deputados federais de partidos acusados de receber o mensalão e o publicitário mineiro Marcos Valério de Souza tiveram seus nomes registrados no sistema de entrada do Brasília Shopping como tendo freqüentado a agência do Banco Rural no edifício. Ontem, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) afirmou em depoimento à CPI dos Correios que a agência do shopping era o local de distribuição do mensalão. João Cláudio de Carvalho Genu, chefe-de-gabinete do deputado José Janene (PP-PR), tem registro de entrada na agência em 20 de janeiro do ano passado, às 15h22. Eujaci Moreira dos Santos, chefe-de-gabinete do deputado João Leão (PL-BA), tem seu nome registrado por duas vezes como tendo ido à agência, em 2003 e 2005. Ele negou ter ido ao banco.

Janene foi apontado por Jefferson, em seu depoimento à Conselho de Ética da Câmara na semana passada, como um dos beneficiários do mensalão. Genu, de acordo com reportagem da revista Época, seria um dos operadores do pagamento a parlamentares do PP.

Segundo os registros da portaria, Valério esteve na agência no dia 19 de agosto de 2003, acompanhado do seu sócio e advogado Rogério Tolentino. As empresas de Valério registraram saques de R$ 20,9 milhões entre 2003 e 2005, segundo relatório do Coaf divulgado pela revista IstoÉ. No mesmo dia em que ele esteve na agência em Brasília, sua empresa DNA registrou, em Minas, um saque de R$ 150 mil.

Eujaci Moreira dos Santos, chefe-de-gabinete do deputado João Leão (PL-BA), negou ter estado na agência do Banco Rural no Brasília Shopping em qualquer momento nos anos de 2003 e de 2005, ao contrário do que consta nos registros do Brasília Shopping.

- Você está enganado, nunca fui ao Banco Rural.

Eujaci confirmou como sendo seu o número de RG registrado na portaria do prédio, mas negou várias vezes a possibilidade de ter entrado na agência, mesmo que fosse para pagar uma conta qualquer.

- Vou muito ao Brasília Shopping, mas não ao Banco Rural. Nem sei onde é - garantiu Santos, que afirmou ter o costume de passear com a família no local.

Num segundo contato, também por telefone, Santos aventou a possibilidade de o sistema de segurança do shopping ter feito uma anotação errada.

- Quando você vai ao shopping e estaciona na garagem, eles pedem sua identificação.

A assessoria de imprensa do deputado José Janene (PP-PR) informou que seu chefe-de-gabinete João Cláudio de Carvalho Genu está ''fora de contato'' há vários dias, e por isso não conseguiria localizá-lo hoje. A assessoria tentou também