Título: Em busca de um elo entre os escândalos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/07/2005, País, p. A6

Depois de sobreviver a uma operação abafa, o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos finalmente poderá dar seus primeiros passos. Esta terça-feira, o conselho se reunirá para votar a convocação do ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz e o bicheiro Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, para prestarem depoimento. Já foram requisitados, de acordo com o presidente da comissão, Efraim Morais (PFL-PB), documentos da Polícia Federal e do Ministério Público. Além do relatório da CPI da Loterj, aberta pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Tudo para subsidiar a investigação sobre o suposto envolvimento em esquemas ilegais de casas de jogos por parte de Waldomiro.

Esta semana, Efraim Morais afirmou que, enquanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não for votada, a CPI poderá atuar normalmente em julho - segundo a Constituição, deputados e senadores só podem entrar de férias depois da aprovação da LDO. Se excepcionalmente ocorrer um recesso parlamentar imediato - o que é muito improvável de acordo com as últimas declarações do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) -, a CPI dos Bingos deverá retomar os trabalhos em agosto. E os depoimentos seriam adiados até o retorno dos trabalhos do legislativo federal.

O presidente da CPI acredita que a investigação poderá revelar as ligações entre as supostas práticas ilegais de Waldomiro Diniz e as denúncias sobre corrupção nos Correios. Para Efraim, o elo entre as duas CPIs está evidente a partir do momento em que as mesmas pessoas aparecem nas denúncias que sustentaram a abertura das duas comissões no Congresso. O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), relator da comissão, vai requisitar também o processo de cassação do ex-deputado do Rio André Luiz.