Título: Denúncia não afeta consumo
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 03/07/2005, Economia & Negócios, p. A20
Culturalmente, os consumidores brasileiros não possuem uma visão crítica como nos Estados Unidos, onde são feitos fortes boicotes a produtos de empresas envolvidas em escândalos.
- A imagem de uma empresa, seja positiva ou negativa, não se reflete nas ações de compras dos consumidores. Um fator que influencia a falta de uma postura crítica se deve ao fato de o Código de Defesa do Consumidor ser novo no país. Tem apenas duas décadas - endossa Eugênio Giglio, professor de marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
São vários os indícios que comprovam a tese de Giglio. Basta olhar os resultados, continua ele, de empresas como TAM e Parmalat. Depois da queda de um avião em 1996, a empresa do setor aéreo é hoje a líder de mercado. A fabricante de leites e biscoitos já recupera mercado, depois de problemas na distribuição enfrentados no ano passado por fraudes contábeis na matriz européia.
- O consumidor brasileiro só deixa de consumir um produto quando não encontra na gôndola - enfatiza Giglio.