Título: Processos contra Parlamentares do PTB
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 04/07/2005, País, p. A5

¿ JACKSON BARRETO (SE) ¿ É réu em três ações penais do STF por crime de peculato. O deputado responde ainda pelo crime de desvio de verbas em construção de obras públicas.

¿ JOÃO LYRA (AL) ¿ Acusado pelo governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, de ser o patrocinador do mensalão no Estado, suposta propina a parlamentares. Consta agravo de instrumento no STF, sem registro de andamento.

¿ ARY KARA (SP) ¿ Consta na página do STF um inquérito por crime contra a ordem tributária, por sonegação fiscal, que está com vistas para a Procuradoria-Geral da República.

¿ JOVAIR ARANTES (GO) ¿ Registro de petição no STF sobre ação de responsabilidade civil. A investigação é sobre improbidade administrativa.

¿ LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO (SP) ¿ Registro de uma petição no STF sobre ação civil pública de improbidade administrativa. Consta ainda registro de recurso extraordinário sobre ação civil de indenização pela Lei de Imprensa. O STF arquivou inquérito contra o ex-governador por crime contra o sistema financeiro.

¿ AIRTON ROVEDA (PR) ¿ Consta petição no STF sobre inquérito com finalidade não informada na página do tribunal. O deputado montou estrutura para retirar areia dentro de assentamento da reforma agrária.

¿ ALEX CANZIANI (PR) ¿ É indiciado por crime contra a administração pública, peculato. Há registro de inquérito sobre crime eleitoral.

¿ ANTONIO JOAQUIM (MA) ¿ Há inquérito no STF com indiciamento do parlamentar por crime contra a administração pública, desvio de verbas.

¿ RICARTE DE FREITAS JÚNIOR (MT) ¿ A página do tribunal não informa a finalidade do inquérito, onde constam os nomes de vários políticos do Mato Grosso na lista de indiciados, entre eles Ricarte Júnior.

¿ ROBERTO JEFFERSON (RJ) ¿ O deputado recebeu R$ 4 milhões do PT e assume que não declarou o dinheiro. Responde a dois inquéritos no STF por calúnia, injúria e difamação. Consta petição com interpelação judicial da Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Asbin).

¿ SILAS CÂMARA (AM) ¿ Já foi investigado por envolvimento com narcotráfico, contrabando, falsificação de dólares e dupla identidade. Ex-funcionários acusaram Silas de embolsar parte dos salários deles na Câmara, em 2001. Consta inquérito policial no STF.

¿ EDIR OLIVEIRA (RS) ¿ O deputado está licenciado. No STF, há registro sobre inquérito penal, crime praticado por prefeito, com vistas para a Procuradoria-Geral.

¿ ROMEU QUEIROZ (MG) ¿ Responde a ação no STF por ato lesivo ao patrimônio público. Ele e o filho estiveram envolvidos em denúncia de leasing de automóveis com dinheiro da Câmara, em 2001, mas a investigação foi arquivada.

¿ JOSÉ MILITÃO (PTB-MG) ¿ Denunciado por envolvimento no esquema de leasing de automóveis com dinheiro da Câmara, em 2001, mas a investigação foi arquivada.

¿ JOVAIR ARANTES (GO) ¿ Apontado pela revista Veja como um dos parlamentares que teriam pedido dinheiro para trocar de partido.

¿ OSMÂNIO PEREIRA (MG) ¿ Também é apontado pela revista Veja como um dos parlamentares que teriam pedido dinheiro para não trocar de partido.