Título: O Brasil no foco da Mastercard
Autor: Alessandra Bellotto
Fonte: Jornal do Brasil, 04/07/2005, Economia & Negócios, p. A17
O Brasil é um dos principais mercados para a MasterCard International na América Latina e um dos países com maior potencial de crescimento na região, por conta de fatores como a extensão territorial, aponta o presidente da empresa de cartões para a América Latina e Caribe, Javier Perez. No ano, prevê o executivo, a MasterCard deve registrar expansão de 30% no mercado brasileiro com cartões de crédito, o equivalente a US$ 15,9 bilhões.
No primeiro trimestre, a empresa faturou US$ 3,69 bilhões (alta de 29,7% em relação ao mesmo período do ano passado) no Brasil, a maior receita entre os países da América Latina, e atingiu um total de 25,9 milhões de cartões de crédito emitidos. No México, outro importante mercado para a MasterCard, o faturamento foi de US$ 2,58 bilhões, com um total de 5,51 milhões de cartões de crédito.
- Ainda gasta-se menos no Brasil com o dinheiro de plástico - diz Perez.
Para incentivar o uso do cartão e atrair novos clientes, principalmente os que estão fora do sistema - estima-se em 28% a população não-bancarizada -, a MasterCard aposta em promoções e programas de fidelização de clientes, parcerias com os bancos e ainda estratégia de expansão da aceitação dos cartões para além das grandes cidades.
- O Brasil tem um dos sistemas de pagamento mais avançados da América Latina, senão do mundo - elogia Perez, que destaca o crescimento do financiamento ao consumo e a disputa dos bancos por parceiros no varejo, em busca do aumento da base de clientes. - O comércio é um elemento importante para o futuro da plastificação (o fenômeno da substituição dos meios tradicionais de pagamento, como cheque e dinheiro, por eletrônicos). Tanto que há um movimento de migração do cartão de loja para o cartão com bandeira, que pode ser usado em qualquer estabelecimento comercial.
Perez também ressalta a atuação agressiva dos bancos para estimular o uso do cartão como um grande instrumento de financiamento - de fato, muitos emissores passaram a enviar faturas com o cálculo dos juros para pagamento em mais de uma vez.
- No Brasil, o parcelado já representa 30% das compras - informa.
Outra aposta da MasterCard é no cartão de débito. Dados de 2004 - os números do primeiro trimestre ainda não foram fechados - indicam que a empresa contava com 61 milhões de plásticos nessa modalidade das marcas Maestro e Redeshop. Em 2002, a MasterCard adquiriu a Redeshop, empresa do segmento de cartões de débito, e iniciou a substituição da marca por MasterCard Maestro.
O Brasil representa 37% do faturamento da MasterCard na América Latina e no Caribe, somente com cartões de crédito (cerca de US$ 10 bilhões no primeiro trimestre). Em número de plásticos emitidos, a participação do país beira os 60% (também na modalidade crédito).
Perez afirma que o crescimento na região (acima dos 35% no trimestre) é o mais significativo se comparado com o resto do mundo. Nos EUA, apesar de representar 70% das compras com os cartões da bandeira no mundo, a expansão não chegou a 10%. Na Europa, o crescimento foi um pouco maior (12%).