Título: A pizzaria nacional
Autor: Alfredo Ruy Barbosa
Fonte: Jornal do Brasil, 02/07/2005, Outras Opiniões, p. A11

O título desta crônica já revela o tema que vou abordar: o Congresso Nacional, é claro! O CPI do Bom Estado - uma ''instituição'' à qual já me referi neste espaço - já começou a preparar a massa das pizzas que serão cozinhadas nos próximos meses. Para quem não se lembra, o CPI é o Clube dos Parlamentares Intocáveis, que defende arduamente aquilo que consideram como o Bom Estado, ou seja, o nepotismo, as mordomias, os altos salários e vantagens de ''suas excelências'' e ''otras cositas más''. A CPI dos Bingos, por exemplo, já não ''bingou'' porque a sua instalação foi considerada inoportuna neste momento. A do Banestado já ''esfriou'' há muito tempo e, por isso, não foi ''consumida''; foi apenas ''sumida''. Veremos agora o que ocorrerá com as CPI's que estão em ''cozimento''. Na dos Correios, os acusados já criaram um novo Sedex: Sou Esperto Disposto a Escapar do Xadrez. No final, que sabor terão essas ''pizzas'': de ''muzzarela'' ou da ''própria carne''?

Creio que o nosso grande Oscar Niemeyer, pressentindo, com a sua sabedoria e experiência, aquilo em que iria se transformar o Congresso, desenhou a sua estrutura com a forma inusitada que hoje ele têm. O conjunto arquitetônico, idealizado por Niemeyer, é composto de duas grandes tigelas, separadas por duas ''torres gêmeas'' (sem comparações, por favor!). Uma das tigelas é voltada para cima, lembrando um grande vasilhame, e a outra é virada para baixo, com aparência de um forno de lenha. Na primeira - que cobre a Câmara dos Deputados - é feita e misturada a massa da pizza; na outra - que cobre o Senado - é, então, ''cozida'' a pizza definitiva. Mas se ''suas excelências'' desejarem, podem, também, inverter essa ordem, pois naquela grande pizzaria tudo é possível.

Mas a matéria básica das ''pizzas'' parlamentares não são apenas as CPI's, já que projetos de lei também são ótimos ingredientes para se elaborar um belo quitute, com vários sabores ''pessoais'' (nada pode ter sabor ''nacional''!). Vejam, por exemplo, a reforma política que está sendo preparada neste momento. Curioso, não? Ora, ''suas excelências'' acabaram de alegar que este não era o melhor momento para ''ressuscitar'' a CPI dos Bingos, mesmo que o Supremo Tribunal Federal tenha assim determinado; mas não tiveram qualquer objeção para reavivar o projeto de lei com base no qual pretendem fazer uma ''profunda reforma política''. É claro que, para os ''pizzaiolos'', este é o melhor momento para se elaborar esse saboroso (para eles!) cardápio. Afinal, as eleições nacionais serão realizadas no próximo ano.

A ''profunda reforma'' ora em andamento já reduziu de 5 para 2% a representação mínima que cada partido ''nanico'' precisa alcançar em todo o País para continuar engatinhando no território político. E inventaram, também, a tal ''lista de candidatos'', que será preparada na própria ''cozinha'' de cada partido. Qual será o ''mensalão'' para atrair os ''puxadores do samba'' desses blocos? E qual será o ''pedágio'' para quem quiser entrar nessa ''estrada''? Desse modo, nós, os eleitores, vamos votar no candidato da nossa confiança - que, daqui para frente, será, sem dúvida, escolhido com muito mais cuidado - ou numa ''lista de bicheiros''? O que vai dar se essa famigerada lista for aprovada: águia, burro ou zebra?

O nosso grande Niemeyer foi sábio não apenas ao elaborar o projeto da ''pizzaria'', mas, também, ao desenhar a nova Capital do país com a forma de um avião. Ele deve ter planejado Brasília com essa forma para que possamos, a qualquer momento, colocar os maus políticos nesse avião e mandá-los de volta para os seus estados, por todos os séculos e séculos. Amém!