Título: Bush faz parada na Dinamarca
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/07/2005, Internacional, p. A9

Em meio à polêmica sobre o Protocolo de Kyoto, o presidente dos Estados Unidos, George Bush, chega hoje à Escócia, para participar da cúpula do G8. Mas antes, fez uma parada estratégica na Dinamarca, para agradecer à contribuição do país nas invasões do Afeganistão e no Iraque - onde há 500 soldados dinamarqueses.

Bush, que hoje comemora 59 anos, foi recebido ontem, no Palácio de Federsborg, pela rainha Margareth. Esta tarde, a monarca dará um almoço em homenagem ao aniversariante. Na visita, o americano também se reúne com o primeiro-ministro Anders Fogh Rasmussen, com quem vai discutir a situação no Iraque, relações transatlânticas, o futuro da União Européia (UE) e como fazer a democracia e a liberdade avançarem no mundo.

No entanto, a hospitalidade palaciana contrasta com a manifestação que 150 pessoas, encapuzadas e vestidas de preto, organizaram ontem pelas ruas de Copenhague. A concentração, não autorizada e convocada por grupos de esquerda radicais, durou duas horas e terminou em frente à embaixada dos EUA, com os manifestantes escoltados por 100 policiais. Durante a marcha, marcada por um tom muito agressivo e pouco comum na Dinamarca, foram ouvidas palavras de ordem contra o imperialismo e gritos de ''Morte a Bush!'' Uma pessoa foi detida por ''desobediência''. Não houve violência.