Título: Roriz exige união aos candidatos
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 06/07/2005, Brasília, p. D3
O governador Joaquim Roriz afirmou ontem, durante a inauguração da rede de água do Condomínio Moradas do Nobre, em Sobradinho, que poderá abrir mão da candidatura ao Senado em favor de sua vice, Maria de Lourdes Abadia. - Para manter o partido unido, se for necessário eu deixar de ser candidato para a Maria Abadia ir para o Senado, eu fico sem mandato e vou presidir as eleições - afirmou Roriz.
A declaração foi feita pouco antes de Roriz afirmar que ainda não tem candidato à sucessão ''porque não está na hora''. Apesar disso, o governador citou quatro nomes e deixou claro que o escolhido será um deles.
- Quando chegar a hora eu direi quem vocês devem apoiar. Eu tenho quatro nomes que estão preparados para governar Brasília. A Maria de Lourdes Abadia (PSDB), o senador Paulo Octávio (PFL), o deputado federal José Roberto Arruda (PFL) e o Tadeu Filippelli (PMDB). O mais importante é que a nossa filosofia de governo está implantada e qualquer um que eu escolher dará continuidade ao que estamos fazendo - garantiu.
Os quatro mencionados estavam presentes à cerimônia. Apesar de freqüentemente ser citada no rol dos possíveis sucessores de Roriz, e de recentemente ter posado de candidata no horário eleitoral do PSDB, Abadia não confirma seu nome na disputa. Caso se mantenha na disputa por uma vaga no Congresso Nacional, Roriz se desincompatibiliza do governo em março e deixa o Buriti para a vice.
- Pelo jeito acho que sou boa candidata, não? Porque estou servindo para tudo - brincou.
Questionada se tem preferência pelo Senado ou se quer mesmo ser candidata a governadora, Maria Abadia desconversou. Disse que faz parte do grupo de sustentação do governo.
- O mais importante é ser lembrada para os grandes e mais importantes cargos do País - disse Maria Abadia.
Outro que reafirmou o interesse em disputar o pleito para governador do DF foi o senador Paulo Octávio (PFL).
- Tenho dito que sou candidato a candidato e continuo sendo. Agora, o grande comandante é o governador Roriz. Ele tem aprovação enorme em todas as pesquisas feitas e, logicamente, cabe a ele a grande responsabilidade costurar acordos e indicar um nome. Mas é claro que cada um tem que fazer o dever de casa para favorecer o entendimento em 2006 - afirmou o senador.
Ao comentar as últimas declarações de Roriz - na semana passada ele disse que deixaria o governo em março e ontem, que pode ficar fora da disputa eleitoral em 2006 - Paulo Octávio disse que o ideal é que Roriz dispute as eleições e que o caminho natural de Maria Abadia é governar Brasília.