Título: Aberta temporada de incêndios
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 06/07/2005, Brasília, p. D5

Está aberta oficialmente a temporada de incêndios no Distrito Federal. Com a chegada da seca, pontas de cigarro e queima de lixo se tornam fonte certa de queimadas. Só neste ano, 568 focos de incêndio florestais foram registrados, segundo o Corpo de Bombeiros. A conta caminha a passos largos rumo aos 2.400 focos registrados no ano passado. Os últimos incêndios contabilizados pelo Corpo de Bombeiros aconteceram no domingo, na reserva ecológica Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, que destruiu cerca de quatro hectares e na sexta-feira, próximo à Estrutural, que queimou uma área do tamanho de um campo de futebol. O Jardim Botânico também foi vítima de incêndio em maio deste ano quando 500 hectares do local foram destruídos.

O estrago, porém, é muito maior do que o medido em hectares.

- Áreas de cerrado estão sendo transformadas em campos por conta do fogo, e os campos em áreas de deserto. Os incêndios estão destruindo a biodiversidade do cerrado e acabando com atividades econômicas como a colheita de frutos e plantas típicas dessa vegetação - aponta o engenheiro florestal e coordenador da OnG Fundação Pró Natureza, Fernando Lima.

Os animais também são ameaçados pelo fogo. Segundo Lima, apenas animais que vivem debaixo da terra, como tatus e alguns roedores conseguem fugir de incêndios.

- Raposas, tamanduás, cobras e outros animais morrem a cada ano. Existem espécies ameaçadas de extinção que precisam ser protegidas - diz.

Segundo Lima, as áreas com maior risco de incêndio são locais com forte presença humana, como regiões de agricultura e reservas próximas a condomínios, e beira de estrada.

O Corpo de Bombeiros, o Ibama e a Defesa Civil começam medidas preventivas para evitar incêndios. Os bombeiros fizeram, na segunda-feira, uma grande vistoria em edifícios do Plano Piloto e Taguatinga verificando fiações e orientando a população. Nessa época do ano, os bombeiros realizam a Operação Verde Vivo , quando 68 bombeiros são especialmente treinados para combater incêndios florestais e ficam à disposição, juntamente com 9 viaturas, exclusivamente para combater esse tipo de incêndio.

Segundo o departamento de Prevenção ao Fogo do Ibama, já foram feitos aceiros em torno de todas as Áreas de Proteção Ambiental do DF e uma brigada de incêndio com 42 integrantes foi contratada e está sendo treinada no combate a incêndios ambientais. A Defesa Civil elaborou planos de combate a grandes incêndios.

- A prevenção a incêndios não é papel somente do governo, toda a população tem que se conscientizar - afirma o subsecretário Nilo Abreu.