Título: Lula desabafa antes do embarque
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 07/07/2005, País, p. A7

Magoado com o festival de escândalos envolvendo o PT no esquema do mensalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de desabafos antes de viajar para a Escócia. - Pode pegar quem tem de pegar. Até gente de minha família - afirmou.

Para Lula, ''quem fez sacanagem tem de ser punido'', esteja dentro ou fora do PT. O presidente garantiu que nunca tinha ouvido falar do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o financiador do mensalão. Também disse que não desconhecia o contrato de empréstimo de R$ 2,4 milhões feito pelo PT no banco BMG.

Lula admitiu em conversas com ministros que o governo demorou a fazer a reforma política e a acomodar os partidos. Na próxima sexta-feira, o presidente deve anunciar mais mudanças no ministério. O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, deve ocupar outra pasta na Esplanada.

Um das estratégias do governo para contornar a crise política é contactar semanalmente oposição. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, tem conversado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), e com o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). São conversas reservadas, que o governo não divulga os detalhes. Sabe-se que incluem pedidos para que os políticos da oposição não incendeiem o país com base em suposições.

Enquanto o governo trabalha para apagar o incêndio político, a Polícia Federal trata de passar a limpo o partido do governo. Amanhã, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-secretário-geral, Sílvio Pereira, serão ouvidos pela PF. A PF já sabe que as empresas de Valério enviaram R$ 700 mil para o exterior, no esquema do extinto banco Banestado.