Título: Câmara aprova 17% para policiais
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 07/07/2005, Brasília, p. D1
A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que garante reajuste de 17% nos salários dos policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal. A verba para o pagamento do reajuste, que neste ano seria cerca de R$ 180,31 milhões, está previstos no Fundo Constitucional do Distrito Federal, constituído por recursos repassados pela União ao GDF. - Os 17% não cobrem as perdas acumuladas (calculadas em 36% até maio último), mas já representam um alívio à categoria, que estava angustiada - afirma o presidente da Associação dos Oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Manoel Brambila.
O aumento será dado para os policiais civis sobre o salário base. Bombeiros e policiais militares receberão o reajuste em forma de gratificação, já que, se o aumento fosse incorporado no salário, o governo teria de estendê-lo a profissionais de todo o Brasil.
Assim que o projeto foi aprovado no plenário da Câmara, o deputado José Roberto Arruda (PFL) e o senador Paulo Octávio (PFL) começaram as negociações com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), pedindo rapidez na votação do projeto, que pode ser apreciado pela Casa ainda hoje. O senador Cristovam Buarque teria manifestado a vontade de ser o relator da proposta.
- Há um acordo para que não haja modificações no texto, já que qualquer alteração implicaria em retorno do projeto à Câmara - afirm ou o deputado Alberto Fraga (PFL-DF)
Fraga defende que o pagamento do reajuste aos policiais militares e bombeiros seja em parcela única, como previsto para os policiais civis, considerando a demora na aprovação do projeto.
A proposta de reajuste foi encaminhada em janeiro à Casa Civil pelo governo do DF. Inicialmente, o reajuste seria concedido por meio de medida provisória, mas o governo federal recuou e enviou projeto de lei. O projeto recebeu emenda do deputado Wasny de Roure (PT-DF) estendendo o reajuste a pensionistas.
Homenagem - O governador Joaquim Roriz participou ontem da cerimônia de entrega da Comendas Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Receberam a comenda 156 pessoas que prestaram relevantes serviços à corporação. Entre os homenageados estava o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti. A entrega da comenda é realizada todos os anos durante a semana de comemoração do aniversário de criação do Corpo de Bombeiros Militar do DF.