Título: Presente de grego às vésperas do aniversário
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 07/07/2005, Economia & Negócios, p. A17

O empresário Omar Carneiro da Cunha tornou-se presidente da Varig, curiosamente uma semana antes de seu aniversário, dia 12 de julho. A seu favor, conta com a experiência de quem já ocupou a presidência de algumas das principais multinacionais do Brasil e tem o trânsito fácil com executivos de diferentes setores do mercado. Contra si, no entanto, os críticos apontam a vaidade e uma personalidade pouco afeita a críticas.

Passados 11 anos desde que deixou a presidência da Shell Brasil, Carneiro da Cunha parece ter superado a mágoa acumulada naquele mês de maio de 1994. Retirado do comando da multinacional pela matriz, ele não se furtou de confessar para a imprensa, na época, a experiência daqueles dias.

- Me segurei para não chorar - disse.

Contra si, segundo executivos do setor, pesaram não só problemas com revendedores da Shell, que questionavam as regras da multinacional, como também a superexposição conquistada nos anos anteriores à abertura do setor brasileiro de petróleo. Na época, Carneiro da Cunha tornou-se um renhido defensor do fim do monopólio da Petrobras, condição que o gabaritou, logo em seguida, para ocupar a presidência da AT&T no Brasil.

Estrela do mundo corporativo brasileiro e freqüentador das listas de executivos do ano, Carneiro da Cunha nunca teve problemas de empregabilidade. De lá para cá, não faltou trabalho a Carneiro da Cunha, o que demonstra, segundo seus defensores, a competência do executivo. Colecionou cargos que vão desde a presidência do conselho de administração da Brazilian Fast Food Corporation, que controla a cadeia de lanchonete Bob's, até o conselho de administração da Cataguazes-Leopoldina. Também foi presidente da subsidiária brasileira da Billiton Metais.