Título: 'Londres está grogue'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/07/2005, País, p. A8

Três jornalistas brasileiras que estão em Londres passaram o dia de ontem entre tentar descobrir o que, de fato, acontecia e encontrar um jeito de se manterem seguras. ''Londres está grogue'', descreveu uma delas, Luciana Ribeiro, que está lá para um curso.

- Ouvi a bomba do ônibus porque foi a uma quadra daqui de casa. Parecia uma tempestade. E uma das que atingiram o metrô foi aqui embaixo do meu prédio - descreveu a carioca Julia Sant'Anna, citando a explosão entre Russell Square e King's Cross.

Gabriela Boeing acordou às 9h30 e não estranhou quando tentou fazer uma ligação do celular. Desistiu, ligou o computador para ver o noticiário, e o site da BBC anunciava a primeira explosão. Nenhuma referência a bombas ainda.

Em menos de cinco minutos, a segunda explosão apareceu no site e, em pouco tempo, Londres já entendia que algo de muito errado acontecia.

- Todas as linhas de metrô já estavam paradas e a TV anunciava que o sistema de ônibus também havia sido interrompido. O chefe da polícia pedia ao vivo para que ninguém saísse de casa ou do escritório. Passei o dia vendo os canais, acompanhando o depoimento de políticos, o número de vítimas crescendo - conta Gabriela.

- As calçadas transbordavam de gente apressada, louca para chegar em casa ou a outro canto onde se possa começar a esquecer o horror - lembra Luciana.