Título: Itamaraty acompanha buscas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/07/2005, País, p. A8

Até a noite de ontem, o Itamaraty não tinha recebido informação de que houvesse brasileiros feridos nas explosões em Londres. Segundo o ministério das Relações Exteriores, o consulado-geral e a embaixada do Brasil na capital britânica acompanham as buscas.

Contactada pelo JB, uma funcionária da área de assistência a brasileiros explicou que a única fonte do consulado para informações sobre feridos era a mesma de toda a população britânica: um número de telefone habilitado pela Scotland Yard.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado em Madri - quando funcionários do consulado percorreram os hospitais da cidade em busca de brasileiros feridos no atentado da Al Qaeda -, o mesmo esquema não foi montado em Londres, ''porque o transporte público está parado no centro'', justificou a funcionária. Apesar de o consulado ter um carro oficial, não foram programadas eventuais verificações junto aos hospitais.

Brasileiros que estejam buscando informações sobre parentes e amigos em Londres podem ligar em horário comercial para o Itamaraty - (61) 3411-6978, ramal 206 - ou enviar e-mail para dac@mre.gov.br. Dos 83 pedidos de localização recebidos ontem, 16 pessoas foram localizadas.