Título: Aliado fiel a Lula
Autor: Fernando Exman e Kelly Oliveira
Fonte: Jornal do Brasil, 09/07/2005, País, p. A2

O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, de 46 anos, é advogado e preside a Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde 2003. Sua trajetória profissional, porém, é marcada pela militância no movimento sindical e pela fidelidade ao PT. Marinho começou a vida como lavrador, em Cosmorama (SP). Assim como o presidente Lula, acabou se tornando metalúrgico no ABC paulista. Operador de máquinas da Volkswagen, Marinho foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A maior vitória como dirigente sindical aconteceu em 1998, quando conduziu negociações que permitiram a reversão de 10 mil demissões na Volks e 2.800 na Ford.

Diante do cacife obtido pela conquista, Marinho foi eleito presidente da CUT com 74% dos votos. À frente da maior central sindical da América Latina, porém, sua gestão foi marcada por críticas dos antigos companheiros. Os motivos foram aumentos considerados pequenos para o salário mínimo, a reforma da Previdência, flexibilização das relações de trabalho com as montadoras, além do apoio à reforma sindical.

Dentro do governo, Marinho é muito bem-visto por Lula e pela ala petista ligada ao ministro da Secretaria de Comunicação, Luiz Gushiken.

Ao assumir a presidência, Lula convidou Luiz Marinho para presidir o Conselho de Segurança Alimentar, que regulamentaria o funcionamento do Fome Zero, principal programa social do governo federal.