Título: Grupo de Dirceu quer Genoino à frente do PT
Autor: Marcos Seabra
Fonte: Jornal do Brasil, 09/07/2005, País, p. A3

O presidente nacional do PT, José Genoino, ganhou ontem o apoio de seus colegas de tendência, o ''Campo Majoritário'', e deve permanecer na direção nacional da agremiação. - Pretendo continuar na direção do partido, ajudando a reformular a nossa atuação, inclusive administrativamente, e ajudar no cumprimento da agenda do governo.

Oficialmente, o diretório nacional do partido decide hoje e amanhã não só a permanência de Genoino, mas os substitutos do secretário-geral, Sílvio Pereira, e de Delúbio Soares, secretário de finanças. Na prática, a tendência ''Campo Majoritário'' onde a voz forte é do deputado e ex-ministro José Dirceu (SP), é maioria absoluta tanto na executiva como no diretório nacional do partido.

Ontem, durante a reunião do ''Campo Majoritário'', José Dirceu não quis dar declarações sobre o seu posicionamento sobre a destituição de Genoino. Conhecido por não manter um relacionamento sequer amistoso com os integrantes mais à esquerda do diretório nacional, Dirceu, durante a reunião, tratou de amenizar os discursos contra Genoino, principalmente do agora também ex-ministro do Trabalho e deputado, Ricardo Berzoini.

Há pouco mais de um mês, logo após as denúncias de Roberto Jefferson, Berzoini defendeu a saída de Genoino da direção do partido. Ontem, o discurso foi outro. Sobre as mudanças na Comissão Executiva Nacional do PT, Berzoini afirmou que o partido, nesse momento precisa de uma direção forte.

No Rio, a tradicional sexta-feira petista no Buraco do Lume, há muito não tinha tanto público como ontem no ato do deputado federal Chico Alencar (PT-RJ), que falou em cima de um caixote de madeira. O motivo foi a repercussão do escândalo do mensalão