Título: Garotinho organiza alianças para 2006
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/07/2005, País, p. A6
O presidente do PMDB carioca e secretário de Governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, fechou ontem uma aliança com líderes regionais de partidos como o PSC, PTC, PMN, PAN e PSL para as eleições em 2006, em reunião na sede do partido. Em nota, os partidos afirmaram que decidiram após encontro na manhã de ontem que ''caminharão unidos'' nas eleições estaduais de 2006 para o governo do Estado, Assembléia Legislativa e Câmara. Uma comissão será responsável pela elaboração de um programa de governo.
- A aliança é muito importante porque teremos um número expressivo de candidatos em todo o Estado, e também possibilitará a candidatura de vários deputados vinculados ao nosso grupo político - disse o ex-governador e atual secretário de Governo e de Coordenado do Estado do Rio, Anthony Garotinho.
O PMDB no Rio possui 22 representantes na Câmara Federal e a maior bancada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com 17 parlamentares.
Garotinho faz parte da ala oposicionista do PMDB que é favorável à saída da sigla do governo federal. Ontem, dois novos ministros do partido tomaram posse nos ministérios das Comunicações (Hélio Costa), Saúde (Saraiva Felipe). Silas Rondeau, que irá assumir o Ministério de Minas e Energia, não é filiado ao partido, mas foi uma indicação do senador José Sarney (PMDB-AP).
Na quarta-feira, mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os nomes dos novos ministros, o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), anunciou a desfiliação de todos os integrantes do partido que ocuparem cargos de confiança no governo federal.