Título: Gilberto Gil lança Fome de Livro na Bahia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2004, Caderno B, p. B-2

O ministro da Cultura Gilberto Gil lançou na sexta-feira, em Salvador, o Programa Fome de Livro, que visa aumentar em 50% o índice de leitura no Brasil, em um prazo de três anos. O anúncio oficial foi feito na visita de Gil à Biblioteca Petrobras, na capital baiana, onde deu palestra sobre a importância da leitura como recurso auxiliar para o exercício da cidadania. ''Pela primeira vez, o governo federal está implantando uma política pública para o segmento da leitura'', afirmou o ministro.

Entre as metas do programa estão previstas a implantação de duas mil bibliotecas, especialmente nas cidades que não dispõem de salas de leituras; distribuição de um milhão de livros gratuitos, a cada ano, em estádios, e outro um milhão em cestas básicas; formação de cem mil mediadores de leitura; e financiamento a editoras para aumentar a tiragem das publicações e reduzir custos.

O tema também será debatido hoje no lançamento das Câmaras Setoriais de Cultura, no Espaço da Cinemateca Brasileira, onde o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim, vai expor as estratégias para o setor. O programa integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem entre os objetivos implantar bibliotecas em todas as cidades brasileiras. O índice de leitura do brasileiro é outro ponto a ser destacado pelo plano, já que os números no país são considerados muito baixos. Levantamentos apontam que o índice de leitura no Brasil é de 1,8 livro por habitante ao ano. Na Colômbia, o índice é de 2,4, enquanto nos Estados Unidos é de cinco e na França é de 7.

A política de incentivo à leitura do Ministério da Cultura será desenvolvida em parceria com instituições financeiras públicas, ONGs e entidades do mercado editorial. O PNLL inclui ainda a criação do Conselho Nacional do Livro e Leitura, Regulamentação da Lei do Livro e o Calendário do Ano Ibero-americano da Leitura.