Título: Como fica o sonho?
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/07/2005, País, p. A2

José Genoino não resistiu às denúncias e renunciou à presidência nacional do PT. É o terceiro dirigente petista a cair desde que o presidente licenciado do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), denunciou a existência do mensalão, há pouco mais de um mês. O anúncio do desligamento de Genoino ajuda a desbotar ainda mais o brilho da estrela do PT. O cenário já vinha embaçado. Há um mês, quem passa pelo Posto 9, um dos pontos mais badalados da orla carioca, nota uma paisagem diferente. No mastro improvisado onde há 14 anos tremulava a bandeira vermelha do PT, hoje brilha o sol do Uruguai, país de origem de Milton Gonzalez, dono de uma barraca no local. A troca de flâmulas, no entanto, nada tem a ver com um surto repentino de patriotismo. Trata-se de um dos mais visíveis sinais da fenomenal ressaca que abateu muitos dos que viveram o sonho petista: são militantes, intelectuais e artistas que apoiaram a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva uma ou mais vezes, e não conseguem digerir as recentes denúncias em torno do fabuloso esquema do mensalão, de propinas nos Correios, de empréstimos mal explicados.

¿ Pelo menos até o fim das CPIs, a bandeira petista está em recesso ¿ brinca o uruguaio Gonzalez, que deixou o pano vermelho de castigo numa gaveta de casa, em Santa Teresa.

Entre atônitos, enfurecidos e cobertos de vergonha, os petistas tentam digerir as notícias que chegam de Brasília e deixam a sensação de que, depois de Roberto Jefferson ter aberto a boca, dificilmente o Brasil e o PT serão os mesmos.

¿ O Brasil sempre acreditou na idéia maniqueísta de que a esquerda personificava o bem e a direita o mal, mas descobrimos que não há mocinhos e bandidos em partido algum ¿ resume o cineasta Silvio Tendler.

A atriz Lucélia Santos, que declarou voto em Lula em todas as eleições, também não esconde a decepção, torcendo para que o país consiga atravessar a crise e não seja tomado por ela. Já o músico Marcelo Yuka, mesmo poupando o presidente Lula, não deixa de lamentar o balde de água fria das últimas revelações.

¿ O poder cega. O PT que chegou ao Governo, de Genoino e Dirceu, mostrou que isso vale também para o partido político que acreditávamos sério.

O PT se orgulha de ter chegado aos 25 anos com 840 mil filiados, mas o clima das ruas mostra que, à medida que o tempo passa e a CPI avança com mais perguntas que respostas, a tendência é que a militância encolha. O cartunista Nico, filiado desde 2001, tentou se afastar do partido, mas desistiu por causa da enorme burocracia necessária. Agora, no entanto, ele acha que a situação ficou insustentável.

¿ O PT tem governado com loteamento do poder. Isso não tolero.

Para o historiador Marcelo Freixo, filiado ao PT há 20 anos, o momento é de espera. Apesar da vontade de se afastar, pretende aguardar os desdobramentos das investigações para votar nas eleições internas do partido, marcadas para 17 de setembro e, dependendo do resultado, dar outra chance ao PT.

¿ Enquanto as divergências eram de ordem econômica, tudo bem, mas quando se atinge a ética, não é possível permanecer ¿ avalia, com frustração no olhar.

Há até quem já tenha transformado a decepção em protesto e ganha-pão. O ex-militante Nilson Moreira, que ajudou a fundar o partido na Vila Kennedy, afirma que hoje, do PT, não quer nem saudações. Desempregado desde 2003, vende de bar em bar, universidades e praças públicas, camisas com frases alusivas à crise. As que fazem mais sucesso são: O PT traiu o meu voto e destrui a esperança e PT-Mensalão. Cadê o meu?

¿ Só tinha visto uma decepção popular destas proporções na época do Collor. O povo perdeu a confiança nos políticos.

A desesperança notada hoje em boa parte da população é velha conhecida de intelectuais que já foram filiados ao PT e deixaram o partido descontentes. Analisando os fatos de hoje, eles vêem que, picado pela mosca azul do poder, o PT acabou engolindo o veneno que vinha depurando ao longo de sua história. Para o sociólogo Francisco Weffort, fundador que se desfiliou em 1994, com o enfraquecimento da ideologia socialista, o PT mudou alguns conceitos, mas manteve a convicção num estilo ¿duro¿. O cientista político Cesar Benjamin vai mais longe. Para ele, não é verdade que o PT mudou, pois as práticas que agora vêm à luz têm mais de dez anos.

¿ O Lula e o José Dirceu têm uma responsabilidade histórica nas costas. A esquerda já cometeu muitos erros, mas foram eles que introduziram o fisiologismo ¿ critica.

A mais recente dissidência do PT foi capitaneada pelo economista Plínio de Arruda Sampaio Jr., que anunciou a saída de 112 militantes, em janeiro.

¿ Quem quer mudar a sociedade não pode aderir às práticas questionáveis da política ¿ adverte ele que é filho de Plínio de Arruda Sampaio, um dos fundadores do PT e candidato à presidência da legenda pela tendência ¿Ação Popular Socialista¿. O economista se mostra desiludido.

¿ Tinha orgulho de ser PT. Agora, há quem tenha medo de ser fotografado ao lado das pessoas que comandam o partido.