Título: Menino é atacado por dois pitbulls
Autor: Cães estavam soltos em casa
Fonte: Jornal do Brasil, 10/07/2005, Rio, p. A25

Em meio ao calor do debate entre os donos e criadores de pitbulls e autoridades, foi feita mais uma vítima dos cachorros, na tarde de ontem. Três dias depois que a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, decretou que estes animais só podem circular nas ruas entre 22h e 5h com fucinheira, coleira e enforcador, Ryan Bittencurt de Morais, que completou três anos sexta-feira, foi atacado por dois pitbulls na casa de uma vizinha, na Praça Seca, Jacarepaguá. O menino teve metade da orelha amputada e a têmpora (porção lateral da cabeça) atingida. Assustada, a mãe de Ryan o levou à emergência do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ele foi logo transferido para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, onde iria ser submetido a uma cirurgia plástica de reconstituição da orelha.

Tios e avós de Ryan, moradores de Duque de Caxias, foram ao hospital. Os parentes do menino isentaram a culpa da dona dos animais.

- Ela não tem culpa do que aconteceu. Essa raça é que não deveria existir no Brasil - comentou um dos tios do menino.

O acidente aconteceu quando Ryan estava com a mãe em uma festinha na casa dessa vizinha. Segundo os parentes, os dois pitbulls estavam soltos dentro da casa. Os animais teriam ficado assustados e atacado Ryan depois que o menino jogou estalinhos na sala.