Título: Casas de famílias: solução para hospedagem
Autor: Duilo Victor e Florença Mazza
Fonte: Jornal do Brasil, 10/07/2005, Rio, p. A26

Apesar de contar com uma oferta de 25 mil quartos para o Pan de 2007, o vice-prefeito Otávio Leite já afirmou que este número não será suficiente para hospedar a todos que virão para a cidade durante os jogos. A solução será criar um cadastro de moradores do Rio, que depois de passar por uma seleção rigorosa, poderão hospedar os turistas em suas próprias residências. De acordo com o vice-prefeito, essa solução é necessária quando se organiza eventos atípicos de grande porte. - Nas Olimpíadas de Sidney, por exemplo, foram usados quartos em navios para resolver o excesso de passageiros. Para o Pan, a prefeitura vai criar um serviço na internet para que os interessados na hospedagem em casas de família façam contato com os moradores de sua preferência - explica Otávio Leite, com a estimativa de que não menos de 15 mil residências serão cadastradas. Pelo menos até o final do ano, segundo ele, estará pronto o software que vai operar os agenciamentos pela internet.

Sempre encarado como um evento decisivo para as pretensões do Rio em sediar os Jogos Olímpicos em 2016, o sistema de hospedagem em residências comuns no Pan 2007 será o teste para que essa alternativa seja incorporada no programa da candidatura.

- Queremos atrair principalmente o público jovem da América Latina. Será um mecanismo factível na candidatura se o Pan provar que dá certo.

Em Santa Teresa, já existe um exemplo de sucesso em que turistas podem se alojar na casa de moradores do bairro. O Cama Café tem 120 casas cadastradas e funciona há dois anos e meio.

- Este tipo de hospedagem surgiu no Reino Unido e hoje também está presente no resto da Europa, nos Estados Unidos e Austrália. Cada morador cadastrado é classificado pelas preferências culinárias, tipo de música que ouve e assuntos de interesse para facilitar a escolha dos clientes, que pode ser feita pela internet - responde Carlos Magno Cerqueira, um dos sócios do empreendimento, que, segundo ele, tem 98% de aprovação.

O prefeito Cesar Maia acredita ainda que a hospedagem em casas de família poderá facilitar o deslocamentos dos turistas durante os eventos esportivos:

- O sistema produz integração e maior capilaridade de localização das pessoas, facilitando o deslocamento nos esportes de interesse de cada um.