Título: Nem todo distrital tem férias
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 10/07/2005, Brasília, p. D1
De recesso desde a última segunda-feira, quando foi votada em plenário a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2005, os deputados distritais aproveitarão as próximas três semanas para acalmar os ânimos, acirrados nos últimos dias do semestre, e agilizar os trabalhos legislativos, principalmente nas duas CPIs em andamento na Casa - da Saúde e da Educação. Dois integrantes da Câmara aproveitariam a ausência de sessões plenárias para participar da Conferência Internacional de Cartografia, que acontece em La Coruña, na Espanha. Convidados para representar a Casa no evento, os deputados Chico Floresta (PT) e Eliana Pedrosa (PFL) acabaram desistindo da viagem, por razões diferenciadas. A qualificação dos parlamentares custaria aos cofres do Legislativo local pelo menos R$ 15 mil com hospedagens (com diárias custando em torno de R$ 850), fora passagens aéreas e inscrição na conferência, que começou ontem e vai até o dia 16.
De acordo com Floresta, vice-presidente da Casa, a participação no congresso seria importante para inteirar-se sobre novas técnicas de mapeamento de terras, via satélite e em tempo real, a fim de melhorar o combate à grilagem no DF. Ele conta que um projeto de lei de sua autoria, hoje em tramitação, trata justamente da obrigatoriedade de controle do GDF sobre ocupações irregulares. O petista, no entanto, desistiu do embarque para acompanhar mais de perto o desenrolar das denúncias sobre a Executiva Nacional de seu partido.
- É importante a participação em todo o processo de discussão sobre questões ambientais. O governo não está preparado, ou não quer usar essas tecnologias para coibir o dilapidamento do patrimônio ambiental - defende Floresta, que chega hoje de São Paulo.
Eliana Pedrosa afirma que ''abdicou a contragosto'' da participação na conferência. Uma pilha de cerca de 40 mil documentos na CPI da Saúde, da qual é presidente, aguardam a vez para ser analisados. Apesar dos custos elevados da viagem internacional, a pefelista considera importante a troca de informações com pessoas de outros países.
- Tenho formação em Química, e hoje meu calcanhar de Aquiles é me posicionar a respeito de questões fundiárias - diz Eliana. Ela defende a qualificação dos distritais, e conta que pagou do ''próprio bolso'' para que três servidores de seu gabinete participassem de um curso de Marketing Político em São Paulo.
Os colegas de Câmara evitam comentar sobre a necessidade de participação de distritais em um congresso sobre cartografia.
- Se eles não vão mais, nem vale a pena comentar - disse o deputado Peniel Pacheco (PDT), terceiro secretário da Casa que vem respondendo pela Mesa Diretora. Além de participar de eventos em nome da Câmara, ele têm dedicado o tempo livre para acertar os ponteiros em seu gabinete e organizar os trabalhos legislativos.
Para relaxar do clima tenso, alguns deputados arrumaram as malas e prometem voltar só no início do próximo semestre. O presidente Fábio Barcellos (PFL), segundo sua assessoria, viajou no dia seguinte ao encerramento dos trabalhos na Casa. No roteiro, visita a parentes em sua terra natal, o Rio de Janeiro. José Edmar (Prona), protagonista de novos atritos com sua desafeta declarada, Eurides Brito (PMDB), está em sua fazenda em Tocantins.