Título: Desafios do partido
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/07/2005, País, p. A3
O PT com Tarso Genro precisa ser mais transparente, ter capacidade para investigar as denúncias e apresentar as respostas que a sociedade e a militância esperam da legenda. Essa é a avaliação de alguns petistas sobre os principais desafios que o novo presidente do PT vai ter de enfrentar até as eleições diretas internas, dia 18 de setembro. - O PT tem de, imediatamente, fazer um diagnóstico de suas finanças e mostrar estas contas para a sociedade - defendeu o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Para Chinaglia, é essencial acabar com as ''surpresas'' sucessivas vividas pelo partido. Citou dentre elas o surgimento dos empréstimos do BMG avalizados por Marcos Valério, acusado de ser o operador do mensalão.
Um dos candidatos à presidência do PT em setembro, o deputado estadual Raul Pont (RS) acredita que a escolha de Tarso Genro foi boa para a legenda. Mas ele não poupou de críticas o Campo Majoritário.
- Não é apenas uma questão de nomes. Gostaríamos que o Campo Majoritário tivesse uma visão mais coletiva.
Para ele, além da escolha dos novos nomes, que permanecem no cargo até setembro, seria fundamental organizar uma pauta para o partido nestes momentos difíceis.
- O governo e o PT têm de sinalizar que defendem mudanças importantes, como as reformas política e tributária.
A ex-líder do PT no Senado, Ideli Salvatti, enumerou três fatores que pesaram para a escolha de Genro. Segundo ela, o primeiro foi a necessidade de indicar alguém com biografia à altura do presidente que deixava o cargo, José Genoino. O segundo fator foi escolher alguém que, em caso de deslocamento de função, não deixasse a área em que atuava desguarnecida. Tarso entrou em contato com o presidente Lula e avisou que os projetos em andamento no Ministério da Educação não seria afetados caso a equipe técnica da pasta fosse mantida. O terceiro ponto é interno: a certeza de que o PT enfrenta um momento de turbulência e o acirramento das disputas entre as tendências, neste momento, não ajudaria em nada.
- O Tarso é um nome de peso, sem carimbos de tendências. Circula bem pelo Campo Majoritário e pela esquerda do PT.