Título: Karzai é declarado presidente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2004, Internacional, p. A8
Adversário admite derrota mas apuração continua
Partidários e adversários do presidente Hamid Karzai afirmaram ontem que o líder afegão venceu as eleições presidenciais, mas o país ainda espera o resultado definitivo da contagem dos votos.
O brasileiro Manoel de Almeida e Silva, porta-voz da ONU no Afeganistão, disse que o final da contagem está próximo, mas não fez mais comentários sobre as eleições realizadas no sábado, 9 de outubro, as primeiras da história do país.
- A contagem das cédulas eleitorais deve se concluir nos próximos dias - destacou, antes de acrescentar que não podia dizer quando seria conhecido o resultado das pesquisas sobre supostas fraudes denunciadas por opositores de Hamid Karzai.
Nem o próprio Karzai, nem seu principal adversário, Yunus Qanooni, fizeram declarações ontem, mas porta-vozes de um e de outro disseram que o vencedor é o atual presidente interino.
- Temos a maioria, mas esperamos a confirmação oficial- disse Hamd Elmi, porta-voz da campanha do presidente.
No comitê de Karzai diz-se que o presidente obteve mais de 4 milhões de votos, número que corresponde à metade da quantidade dos cidadãos que compareceram às urnas.
Um boletim oficial baseado na contagem de 94,4% dos votos informou que Karzai contava com 4.219.569 votos, que equivalem a 53% do total, o que lhe garantia a vitória. Seu adversário tinha 16,22% dos votos.
Especialistas eleitorais pedem prudência, já que o percentual de cédulas contabilizadas é calculado a partir de estimativas sobre a taxa de participação e não de uma contagem exata. Eles dizem não ter ainda um número exato de participação, o qual pode ser de 8 milhões ou mais.
Seiscentas urnas com várias centenas de cédulas eleitorais foram separadas e os votos não foram contados porque fazem parte da investigação de supostas irregularidades eleitorais.
Segundo as Nações Unidas, a comissão eleitoral não proclamará um vencedor até que todas as cédulas tenham sido contadas e as investigações de fraudes tenham sido totalmente concluídas.