Título: Lei dos pitbulls gera protestos na cidade
Autor: Joana Dale
Fonte: Jornal do Brasil, 11/07/2005, Cidade, p. A12

Os debates em torno do decreto assinado recentemente pela governadora Rosinha Matheus - que proíbe a circulação de cães das raças pitbull, rotweillwer, doberman e fila pelas ruas - se espalharam ontem pela cidade. No Aterro do Flamengo, o deputado Carlos Minc fez uma espécie de corpo-a-corpo para comemorar o decreto e explicar a situação imposta aos moradores do Rio. Ele protestou, no entanto, contra o horário estabelecido entre 22h e 5h para os cachorros passearem fora de casa. O horário foi o principal alvo de reclamações dos donos de cães em Copacabana e em Laranjeiras. - A Rosinha cometeu um erro jurídico unindo duas leis em um decreto. Não concordo com o horário estabelecido. Se os cães não pegarem sol, podem acabar adoecendo - afirmou Minc, no Recanto dos Animais, no Aterro.

Durante a manhã, cerca de 15 donos e criadores de pitbulls distribuíram panfletos e exibiram cartazes na altura no Posto 6, na Praia de Copacabana. Eles fazem parte do Pitbull Clube do Brasil e informaram que vão entrar na Justiça solicitando um mandado de segurança alegando inconstitucionalidade na lei. Segundo a presidente do clube, Renata Bittencourt, eles já contam com o apoio de 4 mil veterinários e donos dos cães.

A secretária do clube, Isabela Olinto, foi à passeata exibindo uma camiseta com foto de seu pitbull com as duas filhas pequenas: forma de mostrar que seu cão é dócil.

- Já estou sofrendo de insônia. Meu cachorro não sai de casa há dias - desabafa.

As opiniões em Copacabana eram divididas. Os aposentados Rangel Nascimento e Osmar Viana defendiam a lei.

- Já vi muitas pessoas sofrerem ataques de cães em Copacabana - lembra Rangel Nascimento.

À tarde, cerca de 150 criadores se reuniram no Parque Guinle, em Laranjeiras.