Título: Exportações apontam alta de 27%
Autor: Rita Karam
Fonte: Jornal do Brasil, 11/07/2005, Economia, p. A17

SÃO PAULO - De um lado, o dólar barato impulsiona as vendas no mercado interno, mas na ponta contrária o atual patamar do câmbio tira rentabilidade das exportações. Ainda assim, as vendas para o exterior cresceram 32,9% em valor, para US$ 158,7 milhões e 36,7% em quantidade com 92,5 mil toneladas. João Carlos Basílio da Silva, presidente da Abihpec, estima que as exportações alcancem US$ 440 milhões este ano, um aumento de 27% sobre 2004. O executivo informou que o potencial é muito maior porque o setor só começou a desenvolver um trabalho mais forte no mercado externo há cinco anos.

Os produtos mais exportados são para higiene e tratamento dos cabelos, área em que a diversidade brasileira torna o país um destaque em produtos. Além disso, afirmou o presidente da Abihpec, a indústria nacional tem obtido importantes ganhos de competitividade que repassa aos consumidores.

Assim, mesmo produtos mais sofisticados estão hoje com preços muito mais acessíveis do que há dois ou três anos. A forte competitividade entre a indústria brasileira também é atribuída a uma característica do consumidor, que gosta de variedade de opções.

- Acordos como os feitos por redes de varejo dos Estados Unidos, que fecham preços no início do ano e compram grandes quantidades de um mesmo fabricante para obter melhor valor, não têm o mesmo efeito no Brasil porque o consumidor quer encontrar variedade e o varejo que restringe a oferta pode perder o cliente - afirmou.

Assim, o desempenho é considerado ''excepcional e acima da expectativa'' por Basílio, que atribui, em parte, o crescimento do setor às vantagens fiscais conseguidas em 2003, como a redução da base de cálculo para o ICMS e o menor Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para alguns itens.