Título: Lucros no aroma certo
Autor: Rita Karam
Fonte: Jornal do Brasil, 11/07/2005, Economia, p. A17

Vendas do setor de beleza cresceram 15% e receita subiu 19% até abril deste ano

SÃO PAULO - A indústria brasileira de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tende a registrar um recorde de vendas este ano. Os números acumulados até abril tiveram alta de 15,28% nos volumes vendidos, em comparação com igual período de 2004. A receita das fábricas cresceu 19,15%, para R$ 4,5 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O presidente da Abihpec, João Carlos Basílio da Silva, atribui o crescimento principalmente à manutenção dos preços do setor, no qual a concorrência é acirrada. De acordo com ele, os preços se mantêm praticamente sem alterações nos últimos 18 meses.

Essa estabilidade resulta, em parte, da forte concorrência de mercado. Além disso, a recente apreciação do real em relação ao dólar tem ajudado na tarefa de estabilizar os preços em patamares mais baixos, já que baliza os valores da matéria-prima no mercado interno com o do externo. Boa parte das fábricas brasileiras que atuam na área tem braços no exterior, o que facilita a importação quando os preços dos insumos estão mais baratos fora do país.

De acordo com o presidente da Abihpec, a diferença se deve principalmente ao fim de uma guerra de oferta nos preços de tintura para cabelo que aconteceu no começo do ano passado. As tinturas respondem por cerca de 30% da receita da área e 17% do volume.

Basílio da Silva diz que em um mercado no qual 1% de participação representa R$ 330 milhões no varejo, ninguém quer perder espaço. A maior estabilidade no emprego também colabora para os números positivos.

Cerca de 63% das vendas do setor são de produtos de higiene pessoal, fortemente afetadas por preços e emprego.

A expectativa de Basílio da Silva é de que os dados do semestre mantenham o ritmo de alta registrado até abril. O maior percentual de crescimento em volume, até abril, ficou com os produtos de higiene pessoal, com 379,9 mil toneladas comercializadas, um aumento de 16,32%. O faturamento da área aumentou 22,01% para R$ 2,9 bilhões.

¿ O resultado no segundo semestre deve ser maior que o ritmo de alta registrado no início deste ano. Em 2004, o volume de vendas atingiu 1,134 milhão de toneladas ¿ lembra o executivo.

O mais importante mercado do segmento, o de artigos de perfumaria, vendeu 7,16 mil toneladas, representando uma expansão de 11,23%. A receita dessas fábricas cresceu 21,03% e alcançou R$ 569,8 milhões. Já a venda de cosméticos cresceu 0,72% em volume para 21,6 mil toneladas. Entretanto, a expansão do faturamento foi bem superior, de 10,55%.