Título: Campanha tenta incentivar uso consciente
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 12/07/2005, Economia, p. A17

Antes mesmo da decisão de ontem, o Ministério da Previdência Social já vinha tentando controlar o crescimento acelerado do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Há cerca de um mês, o ministério desenvolveu grande e milionária campanha publicitária sobre o uso consciente do crédito.

Nos comerciais, as peças destacam que o aposentado deve procurar as menores taxas de juros do mercado e, além disso, verificar se poderá arcar com as parcelas dos empréstimos. As peças que ainda estão sendo veiculadas na televisão e no rádio contam ainda com material impresso, como cartazes e folders, distribuídos em todo o país, prestando esclarecimentos sobre o empréstimo consignado.

A campanha nasceu depois de um levantamento, feito entre julho de 2004 e maio deste ano pelo ministério, que recebeu 1.477 registros sobre o empréstimo consignado com desconto em folha. Deste total, 15,39% foram solicitações de informações e reclamações sobre as restrições do empréstimo, como por exemplo, o limite de 30% do valor do benefício.

O Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, o Conar, também chegou a estudar a criação de regras para as campanhas de propaganda com o esclarecimento de que as taxas de juros cobradas pelos bancos variam de acordo com o número de prestações. Por ser uma modalidade nova de empréstimo, os pensionistas e aposentados não entendiam as diferenças entre as taxas anunciadas nos comerciais e as cobradas pelas agências bancárias.