Título: Presidente alerta para estratégia defensiva do rival
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/10/2004, Internacional, p. A-8
Ao lado do popular ex-prefeito nova-iorquino Rudy Giuliani, o presidente George Bush acusou o rival democrata, John Kerry, de ter uma estratégia defensiva, de ''esperar para ver o que acontece'', no combate ao terrorismo.
Sob ataque pela revelação de que toneladas de explosivos desapareceram do Iraque depois que os EUA invadiram o país, Bush, que sequer mencionou a informação, defendeu suas credenciais para liderar a guerra ao terror:
- Daqui a oito dias (data da eleição), a escolha não será apenas entre dois candidatos. Será entre duas direções, duas maneiras de se conduzir à luta contra o terrorismo - disse num comício no indeciso estado do Colorado. - Vai a América retornar a uma mentalidade defensiva, reativa, ou enfrentará a verdadeira guerra com o objetivo de vencer? - perguntou.
O porta-voz da campanha de John Kerry, Phil Singer, disse que as declarações continham um excesso de auto-estima e que o real objetivo era retirar a atenção das revelações sobre o desaparecimento de explosivos no Iraque.
Giuliani, muito elogiado pelo papel de liderança que teve depois dos ataques de 11 de Setembro, emprestou golpes aos esforços de reeleição de George Bush.
- Podemos voltar a ser como éramos antes dos atentados, com alguém que sequer consegue decidir se o terrorismo é algo sério ou apenas um incômodo? - questionou o ex-prefeito.
Segundo Bush, se eleito, Kerry interromperia o legado de fortes líderes do Partido Democrata, como o ex-presidentes Franklin Roosevelt e John Kennedy. Ao contrário, o senador iria ''esperar e ver o que acontece, se preparar e correr'', afirmou o presidente, que vestia terno e gravata, em vez do traje mais informal que costuma usar em comícios.
Assessores consideraram o discurso ''renovado'', ainda que tenha mencionado vários dos mesmos temas.
Apelando diretamente aos eleitores democratas que possam estar desconfiados com Kerry, em relação às questões de segurança, Bush disse:
- Se você acredita que os Estados Unidos devem liderar com força, objetividade e confiança nos nossos ideais, me sentirei honrado em receber seu apoio e pedirei seu voto.
Mais cedo, o presidente disse estar preocupado com a possibilidade de ataques terroristas antes de 2 de novembro, dia da eleição, mas que a Inteligência não sugeria ataques iminentes.
- Estou preocupado com isso e acho que todos nós deveríamos estar - ressaltou o candidato republicano no programa ''Good Morning America'', da rede ABC.
Bush ganhou com folga o estado do Colorado nas eleições presidenciais de 2000, que disputou com o democrata Al Gore, mas este ano o estado está na disputa.