Título: 'Blindagem' deu certo
Autor: Nelson Carlos de Souza
Fonte: Jornal do Brasil, 13/07/2005, País, p. A2

Na avaliação de cientistas políticos o resultado da pesquisa CNT/Sensus reflete a ''blindagem'' feita tanto pelos aliados ao governo quanto pela oposição para proteger a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a atual crise política.

A cientista política Lúcia Hipólito afirma que essa estratégia deu certo e é sensata.

- É importante preservar áreas de sensatez e necessário dar governabilidade e preservar margens de manobra para o presidente, que ainda tem um ano e meio de mandato - argumenta.

Lúcia afirma que ainda é cedo para fazer uma análise sobre o real impacto das denúncias sobre o presidente Lula e lembra que o presidente conseguiu se recuperar do escândalo do caso Waldomiro Diniz, em fevereiro de 2004. Na época foi divulgada para a imprensa uma fita em que o assessor de confiança do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, aparece cobrando propina do bicheiro Carlinhos Cachoeira para financiar campanhas eleitorais.

- É preciso saber qual é o fôlego que o presidente terá dessa vez - afirma.

O analista político, Cristiano Noronha, também afirma que os escândalos recentes levam tempo para atingirem a imagem do presidente Lula.

- Se compararmos com o escândalo Waldomiro, que aconteceu em fevereiro, apenas em junho é que foi registrada maior queda na popularidade - lembra.

Para Noronha, a posição dos entrevistados de relacionar as denuncias mais ao Congresso e ao PT do que governo reflete a ação da oposição em não atacar frontalmente o presidente Lula.