Título: Culpa do Corinthians
Autor: Karla Correia e Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 13/07/2005, País, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu assessores e ministros ao aparecer mancando na cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, realizada ontem no Palácio do Planalto. A dificuldade de locomoção se deve a uma dor na perna direita em conseqüência de inflamação no nervo ciático.

Lula, que está sendo medicado, brincou em seu discurso, dizendo que a dor é um reflexo das comemoração dos gols do Corinthians, que, de virada, venceu o arqui-rival Palmeiras por 3 a 1 no último domingo.

- Marquei todos os gols que o Corinthians marcou - brincou o presidente, que desde que surgiram as denúncias de corrupção em seu governo tem aparecido cabisbaixo em solenidades

Responsável pelo tratamento, o médico da Presidência, Júnio Mário Pereira viajou ontem na comitiva oficial a Paris.

O presidente voltou a comentar rapidamente o problema, cuja dor dificulta os movimentos, enquanto caminhava os cerca de 50 metros que separam o Palácio do Planalto do heliponto presidencial. Aos jornalistas, apontou para a perna afetada, mas fez questão de apertar o passo e andar na frente dos que o acompanhavam.

O nervo ciático é o maior do corpo. Liga a espinha dorsal à perna. Pressionado, provoca dor que pode ser sentida por toda a perna