Título: Injeção de ânimo na equipe
Autor: Karla Correia e Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 13/07/2005, País, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou dar uma injeção de ânimo nos ministros que participaram ontem da reunião ministerial. As únicas ausências registradas foram de Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), Gilberto Gil (Cultura) e Luiz Gushiken (Comunicação), que não estavam em Brasília.

Antes de embarcar para Paris, onde participará das comemorações do Ano do Brasil na França, Lula fez um balanço positivo de alguns projetos do governo, mas disse que é preciso avançar. Para isso, afirmou que pretende viajar pelo país e acelerar ações do governo. Ao agradecer o trabalho dos ministros que deixam o cargo, o presidente destacou a importância do apoio do senador Romero Jucá e dos deputados Eduardo Campos e Aldo Rebelo no Congresso. Segundo o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, o presidente recomendou ''muito trabalho para buscar resultado e mostrar que esse governo faz a diferença''.

Ao fim da reunião em que só o presidente Lula falou, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, conseguiu arrancar aplausos dos ministros ao informar o resultado da pesquisa CNT-Sensus, que apontou melhora na avaliação positiva do desempenho pessoal de Lula de maio para julho.

A crise política, no entanto, não passou despercebida. Lula reforçou o discurso de que o governo vai apurar tudo o que tiver de ser apurado e punir os envolvidos em irregularidades. No balanço positivo do governo, o presidente incluiu avanços na produção rural, no microcrédito, na infra-estrutura, no Bolsa Família, na educação e na reforma agrária.

Com Folhapress