Título: Tratamento vip em solo francês
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/07/2005, País, p. A5

Por conta do Ano do Brasil na França, o presidente Lula está tendo um tratamento vip durante visita ao país. Ele é o convidado de honra da parada militar francesa, que comemora a Queda da Bastilha. O desfile vai ter a participação de militares brasileiros: a esquadrilha da fumaça, oficiais da Academia Militar de Agulhas Negras e a banda dos Fuzileiros Navais.

Lula e parte de sua comitiva estão hospedados no Hotel de Marigny, um suntuoso castelo entre as avenidas Champs Elysées e Foubourg Saint Honoré, de propriedade do governo francês, que usa o imóvel apenas para hospedar chefes de estado. A rua Marigny, no quarteirão em que fica localizado o castelo, foi fechada para automóveis e transeuntes.

Enquanto Lula e sua comitiva circulavam por Paris com batedores da polícia, a primeira-dama preferiu fazer turismo. Marisa Leticia dispensou o compromisso oficial na Sorbonne e visitou a Torre Eiffel, que fica a poucas quadras do hotel.

Depois do evento na Sorbonne, Lula almoçou com empresários franceses e brasileiros no sofisticado restaurante Le Pre Catalan, no Bois de Boulogne. Na prefeitura de Paris, no elegante Hotel De Ville, ele foi saudado pelo prefeito Bernard Delanoe, que o elogiou:

- Você é um líder operário que não traiu suas origens. Um homem do povo que soube enfrentar os poderosos no exercício da presidência do seu país.

No coquetel estavam franceses e brasileiros. Entre as celebridades, Raí e o escritor Paulo Coelho.