Título: Imagem distorcida
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 14/07/2005, Economia & Negócios, p. A19
De centro de culto à imagem do luxo, a Daslu, de acordo com a PF, mergulhou no universo desprovido de glamour da suspeita de sonegação e do contrabando. A metamorfose foi sintetizada pelo nome da operação, batizada Narciso - na mitologia grega, um jovem belíssimo que, apaixonado pela própria imagem refletida em um lago, caiu e afogou-se.
O uso de metáforas para batismo das operações da PF foi acentuado em 2003. Desde então, foram realizadas mais de 30 ações com nomes associados à atividade do acusado ou ao crime a ele atribuído.
A mitologia grega inspirou cinco ações. Em junho, a operação Mercúrio - deus do transporte de mensagens - terminou com a prisão de 18 policiais rodoviários ligados à liberação de veículos irregulares no Amazonas.
Há dois meses, a operação Hidra, no Paraná, resultou na prisão de 59 pessoas envolvidas em contrabando. O nome se deve à ramificação do esquema, em alusão ao monstro com sete cabeças morto por Hércules.
Há um ano, a operação Pandora levou à prisão do vereador de São Paulo Armando Melão, acusado de vender a empresários a garantia de imunidade contra a CPI do Banestado. Pandora, na mitologia, era ''aquela que tinha todos os dons''.
Seis meses antes, a Operação Medusa - que tinha serpentes na cabeça e petrificava quem a olhasse - resultou na interdição de casas de câmbio irregulares no Centro-Oeste.
Em 2003, a operação Cavalo de Tróia terminou com a detenção de hackers que usavam e-mails para capturar informações bancárias - um presente de grego tal qual o cavalo de madeira com guerreiros enviados a Tróia e que tomaram a cidade de surpresa.