Título: Programa torna mais fácil abrir empresas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/07/2005, Brasília, p. D1

O governador Joaquim Roriz inaugurou ontem uma nova versão do programa Na Hora, um dos mais bem sucedidos do GDF no combate à burocracia. Essa versão, batizada de Na Hora Empresarial, dirige-se a quem pretende abrir uma empresa e funciona a partir de hoje no shopping Top Mall, em Taguatinga Norte, em um espaço de 2 mil m². A expectativa é de que o prazo para abertura de empresas, que pode levar até meses, seja reduzido para no máximo 12 dias. Até dezembro serão contempladas com o programa apenas empresários de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. Mas de acordo com a secretária de Gestão Administrativa, Cecília Landim, a intenção é expandir o benefício no ano que vem. Além das facilidades no campo empresarial, a unidade de Taguatinga oferecerá os outros 139 serviços convencionais, como emissão de carteiras de identidade, de trabalho, CPFs, certidões negativas de débitos.

O custo mensal de manutenção desta quarta unidade do Na Hora no DF ultrapassa os R$ 300 mil, segundo cálculos de Cecília Landim. Só o aluguel de todo o terceiro andar do shopping chega a R$ 25 mil.

A inauguração do posto é aguardada com expectativa pelos poucos lojistas que restam no Top Mall. Amargando um baixo fluxo desde que ameças de que o prédio de oito anos de idade poderia ruir, hipótese descartada pela administração, os comerciantes que já estavam com um pé fora do shopping resolveram apostar numa última cartada. De acordo com o proprietário do Top Mall, o médico Délcio Rodrigues, que também é superintendente do Hospital Anchieta, das 82 lojas apenas 48 estão em funcionamento.

- Estamos direcionando o foco daqui para serviços - explica Délcio, prevendo ainda a reativação da Praça da Alimentação. No prédio, localizado na avenida comercial mais movimentada de Taguatinga, funcionam duas agências bancárias do BRB e da Caixa Econômica, uma sala do Banco Rural, e representantes de todas as operadoras de telefonia móvel que atendem o DF.

Um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Na Hora da rodoviária, inaugurado em junho de 2002. Estima-se que metade das carteiras de identidade do DF sejam emitidas pela unidade.