Título: Impedida ação de grileiros
Autor: Bruno Arruda
Fonte: Jornal do Brasil, 14/07/2005, Brasília, p. D5

Na tarde de ontem, mais um princípio de loteamento irregular em território de nascentes foi desbaratado pelo Sistema Integrado de Vigilância e Conservação de Mananciais do Distrito Federal (Siv-Água). E, novamente, graças a denúncia anônima. A chácara 463, em Vereda da Cruz, próxima a Águas Claras, já havia sido dividida. Quando os fiscais compareceram ao local, encontraram duas pessoas interessadas em adquirir lotes. Por meio delas, conseguiram encontrar um dos grileiros, que foi autuado por parcelamento irregular do solo na Delegacia Especial do Meio Ambiente.

Drenos foram abertos para desalagar a área. Material para a construção de ruas e casas foi apreendido: 12 mil tijolos e grande quantidade de brita e areia. O infrator terá de pagar multa (de valor a ser definido) e terá de arcar com a reconstituição ambiental do local.

Na semana passada, outra ação do Siv-Água, de remoção de habitações próximas ao córrego Crispim, no Gama, também foi desencadeada por denúncia anônima. De acordo com o subsecretário do Siv-Água, Antônio Magno, essa participação é essencial.

O Siv-Água conta com apenas seis fiscais. Com pessoal tão reduzido, é impossível para o órgão fazer o trabalho de fiscalização a contento. de acordo com André Luiz Moura, engenheiro florestal do Siv Água, o mínimo necessário seria 24 fiscais.

- Fazemos ações diárias que atendem a pedidos de instituições, como o Ministério Público e a Comparques (Secretaria de Parques), e às denúncias. Além de pessoal, precisamos de equipamentos - contou Moura.

Os telefonemas à ouvidoria do órgão motivam cerca de 40% de todas as ações do sistema. Até agora, foram 60 denúncias este ano, todas já averiguadas. No ano passado, foram 110. Conforme Moura, cerca de 80% delas se confirmam.

- Nos situamos no alto do Planalto, rico em nascentes e cursos d'água pequenos e sensíveis às alterações no meio ambiente. Se água não for tratada e cuidada, vamos ter falta de abastecimento para novas indústrias, irrigação de culturas, não só a água de consumo normal do cidadão - disse.

Ele explicou que hoje o maior vilão continua sendo o parcelamento irregular do solo. Como exemplo, citou os povoamentos a sul do Plano Piloto, como Vicente Pires, Vereda da Cruz e outros, que pressionam os lençóis freáticos da bacia do Riacho Fundo e comprometem até a despoluição do Paranoá.