Título: Carne brasileira é atração em Paris
Autor: Luciana Otoni
Fonte: Jornal do Brasil, 26/10/2004, Economia, p. A21
As 250 empresas brasileiras que participaram do Salão Internacional de Alimentação (Sial 2004), maior feira mundial de alimentos, realizada em Paris na semana passada, venderam US$ 164 milhões em produtos in natura e industrializados. Foi a maior participação do país tanto em número de empresas quanto em volume de negócios. O presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Juan Quirós, calcula que os contatos feitos na Sial 2004 renderão outros US$ 350 milhões em exportações nos próximos 12 meses. - O Brasil foi o quinto país com a maior representação na feira. Todas as nossas expectativas foram superadas - avaliou Quirós.
O destaque foi o setor de carnes. Dos US$ 164 milhões, US$ 150 milhões corresponderam à venda de carne bovina e de frango industrializada e in natura. O desempenho, informou Juan Quirós, foi resultado do marketing dos frigoríficos, que realizaram maciça divulgação e montaram uma churrascaria na Sial.
As vendas refletiram o bom momento do setor de carnes do Brasil. De janeiro a setembro, as exportações somaram US$ 4,06 bilhões, valor 59,6% maior que em igual período de 2003. Atualmente, o Brasil é o maior exportador mundial de carnes, aproveitando a firme demanda mundial e os problemas sanitários dos concorrentes, como a vaca louca nos EUA e a gripe das aves na Ásia.
- Encurtamos mais a cadeia de lucro. Havia muitos intermediários e nossa postura é vendermos, e não sermos comprados - comentou Antônio Camardelli, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne.