Título: Lula: ''O Brasil merece coisa muito melhor''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/07/2005, País, p. A5

Ao comentar os acontecimentos recentes do cenário político brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que ''o Brasil não merece o que está acontecendo. Merece coisa muito melhor''. O comentário foi feito para um jornalista brasileiro que perguntou se ele estava chateado com a atual situação da política nacional, depois de o presidente ter visitado uma exposição de arte e cultura brasileira na capital francesa. Lula, que havia dito que não daria entrevistas, parou para falar com o jornalista de TV. Respondeu primeiro a uma questão sobre se estaria mais feliz estando na França do que no Brasil.

- A recepção me agradou muito.

Na sequência, respondeu a questão sobre se estava chateado. O repórter perguntou ainda sobre o noticiário envolvendo seu filho Fábio Luiz Lula da Silva, cuja empresa de games, a GameCorp, recebeu uma capitalização da Telemar. Lula dirigiu-se ao seu carro sem responder a esta pergunta.

O presidente participou ontem das comemorações da Queda da Bastilha. O tradicional desfile militar marca o dia em que a França adotou como forma de governo a República em substituição à Monarquia.

Debaixo de sol e calor, a parada militar foi aberta com a fanfarra militar do corpo de fuzileiros navais brasileiros. Os cadetes da Academia militar das Agulhas Negras desfilaram e deram passagem para as 35 unidades militares francesas procedentes dos três exércitos. O momento mais emocionante para Lula foi quando a Esquadrilha da Fumaça, formada por sete aviões Tucano, atravessou os céus de Paris, deixando um rastro de fumaça verde e amarela e encerrando o desfile. O desfile transcorreu sob um rigoroso esquema de segurança. Foram mobilizados cinco mil policiais, superior ao contingente do ano passado por conta dos atentados terroristas ocorridos em Londres na semana passada.

Depois do desfile, o presidente francês, Jacques Chirac, se reuniu na tribuna de honra com Lula. Juntos, eles escutaram uma interpretação da Marselhesa, o hino francês.

Emissoras de TV da França divulgaram que Lula havia se atrasado para o desfile. O embaixador do Brasil na França, Sergio Amaral, se apressou para desmentir.

- O presidente foi absolutamente rigoroso no cumprimento da agenda - disse.

Lula esteve também em uma festa oferecida por Chirac em comemoração ao Ano do Brasil na França. Mais de três mil doses de caipirinhas e uma tonelada de carne brasileira foram servidas na Garden Party, realizada no Palácio Des Ellysées.

À noite, as cores verde e amarelo dominaram a queima de fogos de artifício realizada na Torre Eiffel. A palavra Brasil foi escrita em luzes na base da Torre. Durante pouco mais de meia hora de show pirotécnico, as cores da bandeira brasileira se misturaram ao branco, vermelho e azul da França e emocionaram a multidão que assistia nos arredores.