Título: Olívio quer refundar o partido
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 16/07/2005, País, p. A5

O PT precisa ser ''refundado'' nas próximas eleições do partido, marcadas para setembro, para ''extirpar toda e qualquer contaminação'' atualmente existente na legenda, afirmou o ministro das Cidades, Olívio Dutra. A declaração foi feita logo após a posse de Luiz Marinho no Ministério do Trabalho. - Se não houvesse comportamentos inadequados dentro do partido, o PT não estaria vivendo o que está vivendo - afirmou o ministro.

Na avaliação de Dutra, a crise que o partido enfrenta é conseqüência de problemas internos.

- Acho que nós cometemos erros, que têm de ser assumidos. Não é uma articulação de fora para dentro, contra o partido. Nós abrimos a guarda e facilitamos para que as coisas se desviassem para caminhos e condutas que não são da raiz, da estruturação e do balizamento do partido - disse, referindo-se aos financiamentos cuja origem não são legais ou claramente comprovadas.

- O Partido dos Trabalhadores não quer ser o sal da terra. Todos os partidos, para que a democracia seja estável, têm que ter definição ideológica clara. Não podem ser balcão de negócios - destacou Olívio Dutra.

Na avaliação de Dutra, entretanto, o partido continua vivo:

- Se assoprar, debaixo da cinza tem brasa - afirmou o petista.

Perguntado se continuaria à frente do Ministério das Cidades, Olívio Dutra afirmou que até agora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conversou com ele sobre o assunto.