Título: Brasil e França firmam acordos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/07/2005, País, p. A7

Dois acordos militares que incluem a compra de 12 jatos Mirage recondicionados, por 60 milhões de euros, e mais 20 milhões para armas e equipamentos, foram os mais importantes dos cinco documentos assinados ontem pelos governos do Brasil e da França, no último dia da vista de três dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país. Os dois países firmaram também um protocolo de intenções para desenvolvimento de tecnologias avançadas, incluindo energia nuclear. O principal acordo militar trata da aquisição, pelo Brasil, de dez aeronaves monoposto Mirage 2000C, dois jatos de dois lugares Mirage 2000B. A França se comprometeu a entregar dois monopostos e um biposto até dezembro de 2006. Os outros seriam entregues até o final de 2008.

O Brasil pagará os 80 milhões de euros em seis parcelas até dezembro de 2011. Segundo o Itamaraty, a compra dos Mirage tem o objetivo de dar uma solução transitória para o reequipamento da Força Aérea Brasileira.

A venda dos equipamentos e a assinatura dos novos acordos militares para defesa aérea colocaram a França em vantagem em relação a fornecedores de outros países que apresentaram propostas, entre eles os Estados Unidos.

Durante a viagem, Lula demonstrou compreensão sobre posições francesas que contrariam interesses brasileiros na área de comércio. A França é o maior obstáculo à queda dos subsídios agrícolas pleiteada pelo Brasil.

Na conferência de imprensa realizada antes da assinatura dos tratados, Lula considerou natural que a França defenda ''seus interesses e suas estruturas produtivas'' em questões de comércio exterior.

O presidente Jacques Chirac argumentou que a União européia já anunciou sua disposicão de eliminar os subsídios, desde que os EUA façam o mesmo.

- Este não é um problema entre Brasil e Europa, mas entre Estados Unidos e o resto do mundo - disse.

O acordo sobre o comércio de biocombustível com a França, expectativa do governo brasileiro, também foi frustrado.

- Vamos continuar tentando convencer a Europa de que o biodisel é a melhor alternativa em relação ao combustível fóssil - disse Lula na conferência de imprensa.

Além dos acordos militares e de tecnologia, foram assinados um acordo para compra futura de cotas de energia limpa e para a construção de uma ponte ligando o Amapá ao departamento francês da Guiana.

O presidente Lula embarcou de volta ao Brasil ontem às 18h (13h em Brasília). Ele vai passar o fim de semana em São Bernardo do Campo.